Entre terça (1º) e sexta-feira (4), a Defesa Civil de Belo Horizonte já registrou 111 ocorrências. As principais chamadas se referem a deslizamentos de encostas (16 casos) e risco ou ameaça de escorregamentos e deslizamentos (12).
A região da capital que concentrou o maior número de casos referentes a esses tipos de ocorrências foi a Nordeste - nove deslizamentos de encosta e sete chamados de ameaça de escorregamentos.
A Defesa Civil também foi acionada em oito casos de risco de danificação ou destruição de habitações e em quatro ocorrências de risco de desabamento de muro.
Um dos atendimentos do órgão foi referente ao incêndio em um centro de compras no Barro Preto na manhã de quinta-feira (3). O prédio foi interditado até que as ações de limpeza e recuperação sejam realizadas pelos responsáveis pelo empreendimento.
Nesses primeiros quatro dias do ano, já choveu 81,6 mm na região Leste, um quarto de todo o volume esperado para o mês de janeiro - a média histórica é de 329,1 mm segundo o Instituto Nacional de Metereologia. Já na região Nordeste, o volume registrado foi de 58,6 mm, 18% do esperado.
No Estado
Desde o início do período chuvoso, em outubro, morreram 18 pessoas em decorrência da chuva em Minas Gerais - sete delas na capital mineira. Até agora, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil, 14 municípios de Minas decretaram situação de emergência por conta dos temporais.