(Clima ao Vivo/Reprodução)
A chuva forte que caiu em Belo Horizonte entre a noite dessa quinta-feira (27) e a madrugada desta sexta deixa a cidade em alerta para risco geológico - ou seja, quando há risco de quedas de muro e desabamentos. Para piorar a situação, a Defesa Civil de BH alerta ainda para a possibilidade de mais chuvas, de até 50 milímetros, até este sábado (29). Neste mês, já choveu 205% da média para fevereiro na capital mineira. No Salgado Filho, uma família foi retirada de casa após um deslizamento de talude.
De acordo com o alerta da Defesa Civil municipal, há possibilidade de problemas geológicos em toda a cidade até, pelo menos, a próxima terça-feira (3). O motivo é o encharcamento do solo, que deve ser potencializado com a ocorrência de novas precipitações.
Segundo o órgão, são esperados de 30 a 50 mm de chuva, acompanhada de rajadas de vento em torno de 50 km/h até 8h de sábado (29). A sexta-feira será de céu nublado a encoberto com pancadas de chuva fortes raios e rajadas de vento em BH. Na madrugada, a temperatura mínima foi de 18°C e a máxima estimada é de 24°C. A umidade relativa mínima do ar deve ficar em torno de 70% à tarde.
Por essa razão, o órgão traz recomendações e dicas de segurança aos cidadãos tanto para a precipitação quanto para o risco geológico. Veja ao fim desta reportagem.
Até as 6h desta sexta, já havia chovido 371,6 milímetros na região do Barreiro e 367,8 na Centro-Sul. Os números representam, respectivamente, 205% e 203% da média climatológica para BH em fevereiro, medida pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que é de 181,4 mm. Veja abaixo o acumulado do mês por região, conforme dados da Defesa Civil:
Recomendações durante a chuva
Dicas e orientações para risco geológico
Sinais de que deslizamentos podem acontecer:
Fonte: Defesa Civil de BH