A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) conseguiu intervir para a liberação do acesso a Brumadinho por passagem em estrada que pertence a Mineradora Vale. Os principais pontos de acesso ao município foram prejudicados, com longos desvios, após o rompimento da barragem 1 da Mina do Feijão. O novo caminho torna a chegada ao município mais rápida e viável não somente para os moradores, mas para todos que queiram ir a Brumadinho, a partir das 8h, desta quinta-feira (14). A estrada está localizada no interior da Mina da Vale, no Córrego do Feijão.
A liberação foi possível após negociações da Cedec com a Mineradora. A Coordenadoria criou uma comissão para levar à Vale as demandas emergenciais das comunidades atingidas pelo rompimento da barragem.
O tenente-coronel da Cedec, Flávio Godinho, lembra que a coordenadoria continua prestando todo apoio aos atingidos. “Estamos realizando vistorias nas casas e coletando as demandas das comunidades e monitorando as respostas. Além de trabalharmos todas as questões de caráter humanitária”, ressaltou.
Pela manhã desta quarta-feira (13), moradores das comunidades do Córrego do Feijão, Suzana, Aranhas, Piedade de Paraopeba realizaram manifestação para cobrar providências da Mineradora Vale sobre várias situações. A mobilização foi acompanhada do início ao fim pela Cedec, que levou representantes da Vale ao local do ato.
Entre as principais reivindicações, estão a oferta de ônibus escolar para os estudantes das comunidades de Palhano, Piedade, Retiro do Chalé e Suzana. Os moradores solicitaram ainda um número maior de ônibus da empresa Saritur, o acesso à de distribuidora de leite e a disponibilização de ambulância para a comunidade do Piedade de Paraopeba.
De acordo com o tenente-coronel Godinho, ficou acordado com a Vale que o atendimento a todas essas demandas será concluído em um prazo de até 48 horas.
Leia mais:
Número de corpos encontrados em Brumadinho chega a 166 nesta quarta; 118 ainda estão desaparecidos
MP quer plano emergencial para resgatar animais em caso de rompimento de barragem em Barão de Cocais
Plenário da Câmara dos Deputados debate tragédia de Brumadinho
Oito barragens da Vale em Minas podem se romper