
A nova sede da Delegacia de Eventos e Proteção ao Turista (Deptur) passa a funcionar a partir desta terça-feira (19) na Casa Amarela, localizada na Praça da Liberdade, região Centro-Sul de Belo Horizonte. O espaço é dedicado ao acolhimento e orientação aos visitantes da capital.
Antes, a Deptur estava no bairro Alípio de Melo, na região Noroeste da capital. A mudança busca aproximar a delegacia dos principais pontos turísticos, garantindo integração com outras forças de segurança e melhor atendimento aos visitantes.
“Com a sede em um dos principais pontos turísticos da capital, a tendência é que o atendimento ao fluxo de visitantes seja ampliado e aprimorado”, destacou o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões.
O local foi revitalizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h, e das 14h às 18h30, com escalas especiais em dias de jogos e grandes eventos.
“Como a unidade fica próxima à Savassi, polo comercial e gastronômico que atrai muitos turistas, a expectativa é que a região se torne ainda mais segura para consumidores e visitantes”, afirmou o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.
A nova sede conta com dois gabinetes de delegado, cartório, sala de investigadores, inspetoria, recepção e uma estrutura de informática composta por dez computadores e equipamentos digitais. A Deptur terá recursos como um painel de monitoramento de ocorrências envolvendo turistas estrangeiros, uma ferramenta que fortalece a interlocução com consulados.
Além do apoio à turistas, a Deptur também atua em eventos de grande porte, jogos de futebol, com o Juizado do Torcedor e mantém presença no terminal rodoviário, nos aeroportos de Confins e Pampulha, além de contar com uma Delegacia Móvel para atender outras cidades do estado.
Turismo em alta
Segundo o Observatório do Turismo de Minas Gerais, apenas em janeiro deste ano, mais de 700 mil pessoas passaram pelo terminal rodoviário e pelo Aeroporto de Confins, somando cerca de 1,2 milhão de passageiros, o que significa um crescimento de 17,5% em relação a 2024. O Circuito Liberdade também registrou mais de 500 mil visitas presenciais e virtuais no mesmo período.
Núcleo Especializado de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural
Minas Gerais lidera o ranking com a maior quantidade de bens culturais protegidos e de cidades turísticas reconhecidas pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur).
Durante a inauguração, o vice-governador também assinou despacho que cria o Núcleo Especializado de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Polícia Civil de Minas Gerais, dentro da Deptur. O objetivo é atuar de forma técnica em tombamentos e classificação de bens, fortalecendo a proteção do patrimônio histórico e cultural do estado.
Segundo o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais Leônidas de Oliveira é importante a inauguração do espaço para combater crimes. “Nós temos agora de forma ainda mais efetiva uma investigação, e claro, que vai culminar em processos e prender as pessoas que cometerem equívocos ou roubos contra o patrimônio histórico.” disse o secertário.
Leia mais