Motivo fútil

Delegado que matou motorista de reboque em briga de trânsito é indiciado por homicídio qualificado

Clara Mariz
@clata_mariz
30/07/2022 às 15:38.
Atualizado em 30/07/2022 às 15:51
 (Maurício Vieira / Hoje em Dia)

(Maurício Vieira / Hoje em Dia)

O delegado da Polícia Civil que matou um motorista de reboque durante uma briga de trânsito na última terça-feira (26), na avenida do Contorno, no Centro de Belo Horizonte, foi indiciado por homicídio qualificado por motivo fútil.

Na manhã deste sábado (30), a Corregedoria da Polícia Civil cumpriu mandado de prisão temporária do delegado.

 Em coletiva de imprensa, o delegado e porta-voz da instituição, Saulo Castro, afirmou que a pedidos do Ministério Público de Minas, investigações adicionais continuam sendo feitas. "Devido a esse pedido do Ministério Público, o caso segue em sigilo", afirmou.

Castro informou, ainda, que o suspeito está preso na Casa de Custódia da instituição à disposição da Justiça. 

Na quarta-feira (27), menos de 24h após o crime, o suspeito foi liberado pela Corregedoria por falta de “elementos jurídicos”. De acordo com o porta voz da PC, no dia, a liberação ocorreu pelo fato de o delegado ter se apresentado de forma voluntária.

"Nós não o liberamos pela alegação de defesa pessoal, no momento não existia provas que baseassem a prisão em flagrante. Agora, após as diligências iniciais concluídas e o indiciamento, nós solicitamos a prisão", explicou Saulo Castro.

Em depoimento, o suspeito alegou que agiu em legítima defesa. Segundo ele, a vítima teria fechado a viatura, que estava descaracterizada. O delegado teria, então, acelerado e parado à frente do caminhão e, em seguida, se identificado e ordenado que o motorista descesse do veículo. O homem teria desobedecido e acelerado o caminhão contra a viatura. Neste momento, o suspeito atirou. 

Alfenas
O delegado do Departamento Estadual de Combate ao Narcotráfico da Polícia Civil (Denarc) já havia sido condenado por um crime parecido quando trabalhava na cidade de Alfenas, no Sul de Minas.

 Na ocasião, ele atirou e matou dois homens que estavam em um carro. Ele foi condenado a cumprir medidas cautelares. Segundo a investigação da época, as vítimas eram suspeitas de tráfico de drogas.

A Policia Civil informou que o histórico do delegado não foi informado anteriormente para não haver impasses na investigação do crime desta terça-feira.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por