Dose já chegou

Dengue: BH não tem previsão para iniciar vacinação de crianças de 10 e 11 anos

Capital mineira recebe 49 mil doses da Qdenga (TAK-003), desenvolvida pelo laboratório japonês Takeda Pharma

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 23/02/2024 às 13:39.
 (Fábio Marchetto / SES-MG)

(Fábio Marchetto / SES-MG)

Mais da metade do primeiro lote da vacina contra dengue disponibilizado para Minas Gerais foi enviado para Belo Horizonte, cidade com o maior número de crianças na faixa etária que será imunizada nesta primeira fase da campanha. São 49 mil doses, que serão aplicadas no público de 10 e 11 anos. No entanto, não há previsão para o início da imunização.

A prefeitura informou que "está estudando a estratégia de vacinação e os detalhes serão divulgados posteriormente".

A vacina disponível para aplicação é a Qdenga (TAK-003), desenvolvida pelo laboratório japonês Takeda Pharma. Em março de 2023, a vacina foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Segundo o Ministério da Saúde, a vacina estimula respostas imunológicas contra os quatro sorotipos do vírus da doença. 

Em meio à indefinição sobre a vacinação, BH intensifica as ações de assistência à população. Neste sábado (24) e domingo (25), treze centros de saúde estarão abertos para atender pessoas com sintomas de dengue, chikungunya e zika. O número de unidades praticamente dobrou em relação ao fim de semana anterior.

Os postos estarão distribuídas nas nove regionais da capital. Os locais funcionarão das 7h às 19h, com exceção do Centro de Saúde Rio Branco, que seguirá com o horário ampliado, atendendo os usuários das 7h às 22h. 

Além disso, será realizado neste sábado o Dia D de combate à doença. As ações ocorrem nas nove regionais, com intensificação das vistorias em imóveis para eliminar possíveis criadouros do mosquito.

Durante as visitas, os agentes de combate a endemias vão orientar os moradores sobre a eliminação dos focos. Se necessário, biolarvicidas serão aplicados. As autoridades reforçam a importância da colaboração das pessoas.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por