Saiba quais

Dengue em BH: 5 centros de saúde ficarão abertos no fim de semana

Atendimento será prioritário com pessoas com sintomas da doença e, também, de chikungunya e zika

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
26/01/2024 às 18:22.
Atualizado em 26/01/2024 às 18:33
Centro de Saúde Vera Cruz é um dos que ficará aberto neste fim de semana (Amira Hissa / PBH)

Centro de Saúde Vera Cruz é um dos que ficará aberto neste fim de semana (Amira Hissa / PBH)

Cinco postos de saúde de Belo Horizonte ficarão abertos neste fim de semana, de 7h às 19h, para ampliar a assistência à população e atender, prioritariamente, pessoas com sintomas de dengue, chikungunya e zika.

As unidades Carlos Renato Dias (Barreiro), Vera Cruz (região Leste), Aarão Reis (região Norte), Betânia (região Oeste) e Rio Branco (Venda Nova) funcionarão no sábado (27) e domingo (28) com oferta de assistência para pacientes que apresentarem febre, dores no corpo ou dor de cabeça e manchas vermelhas na pele.

Endereço dos postos:

Barreiro
Centro de Saúde Carlos Renato Dias: Rua José Gonçalves, 375 - Barreiro.

Leste
Centro de Saúde Vera Cruz: Praça Padre Léo Verheyen, 36 (Antiga Praça Pedro Lessa) - Vera Cruz.

Norte
Centro de Saúde Aarão Reis: Rua Waldomiro Lobo, 177 - Aarão Reis.

Oeste
Centro de Saúde Betânia: Rua Canoas, 678 - Betânia.

Venda Nova
Centro de Saúde Rio Branco: Rua Crisanto Muniz, 120 - Rio Branco

De acordo com a prefeitura, estas cinco regionais foram estrategicamente definidas já que, no momento, apresentam maior procura por atendimento.

Casos na capital

Em Belo Horizonte, foram confirmados 665 casos de dengue e 35 de chikungunya. Não há confirmação de casos de zika. A Secretaria Municipal de Saúde mantém o monitoramento diário da situação epidemiológica da cidade e as ações são ampliadas gradativamente.

A orientação é que a população procure, preferencialmente, os centros de saúde da capital. Se preciso, e de acordo com o caso, o usuário pode ser encaminhado para outras unidades. Os profissionais avaliam individualmente cada caso e iniciam o cuidado necessário. Além disso, todas as equipes já receberam orientações e treinamentos sobre o manejo clínico da dengue e outras arboviroses, seguindo os protocolos mais recentes do Ministério da Saúde.

Para garantir um atendimento ágil, todos os pacientes são classificados e é feita coleta para exames de diagnóstico. Enquanto aguardam atendimento, os usuários recebem soro para reidratação oral. Há também a entrega de um cartão de acompanhamento, que deve ser apresentado em todas as consultas de retorno, mantendo o cuidado.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por