
A deputada Beatriz Cerqueira (PT) se disse preocupada com as consequências da mineração realizada pela empresa Gute Sichit na Serra do Curral. Nesta segunda-feira (6), a parlamentar tentou visitar a Mina Boa Vista, onde a mineradora atua por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), mas teve a visita barrada.
De acordo com ela, embora não tenha conseguido entrar, ela observou cimentos que podem “impedir a água da chuva de ser absorvida pelo solo”. Com isso, ela cita preocupação com o próximo período chuvoso.
“É uma tragédia anunciada. Quando começar o próximo ciclo chuvoso em Minas Gerais, sabemos a intensidade que é, aquela água vai descer, invadir casas, derrubar casas e podemos ter mortes, desabamentos, e a mineradora que jogou o cimento lá e ficou por isso mesmo”, diz.
Conforme a parlamentar, um dos encaminhamentos da visita técnica será fazer uma audiência para debater a ação da mineradora Gute Sichit em BH.
A reportagem procurou a mineradora e aguarda retorno.
Visita barrada
Os parlamentares barrados fazem parte da Comissão de Administração Pública da Assembleia Legislativa (ALMG). O objetivo da visita era verificar, junto à mineradora, as condições de funcionamento e as possíveis violações da legislação por parte da empresa.
Há suspeita de irregularidades no licenciamento ambiental, já que a mineradora atua no local por meio de TAC, celebrado com a Superintendência Regional de Meio Ambiente Central e Metropolitana (Supram CM).
Interdição na Justiça
No dia 25 de maio, a Prefeitura de BH interditou as atividades na Mina Boa Vista e entrou com uma ação na Justiça solicitando a suspensão do Termo de Ajustamento de Conduta.
A ação pede ainda a obrigação do Estado e da mineradora de reparar integralmente a área degradada e de indenizar a população de BH por danos morais coletivos estimados em R$ 20 milhões. A mineradora já foi multada pela PBH.