O tradicional desfile do Dia da Independência volta à avenida Afonso Pena, no Centro de BH, depois de ficar suspenso dois anos, por causa da pandemia.
No feriado de 7 de Setembro, dois candidatos ao governo de Minas participam da celebração, que marca o bicentenário da Independência do Brasil.
O governador Romeu Zema (Novo), que concorre à reeleição, abre a solenidade, às 8h. Carlos Viana (PL), que também disputa o cargo, anunciou que vai assistir ao desfile no palanque oficial, na condição de senador.
A solenidade começa com a passagem em revista da tropa pelo governador, acompanhado pelo Comandante da 4ª Região Militar do Exército, General de Divisão Paulo Alipio Branco Valença; pelo Comandante do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica, Brigadeiro do Ar José Henrique Kaipper, e pelo Comandante da Capitania Fluvial de Minas Gerais, Capitão de Mar e Guerra Washington Vieira Barros. Em seguida, todos assistem ao hasteamento das bandeiras do Brasil, de Minas e de Belo Horizonte.
Às 9h tem início o desfile militar, que, além das tropas do Exército Brasileiro, ainda terá a apresentação da Viatura Blindada de Transporte de Pessoal Guarani e da Viatura Blindada Multitarefas – Leve Sobre Rodas 4x4 Lince. Neste ano, o público vai assistir ao desfile de Cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras e alunos da Escola de Sargentos das Armas.
Da cerimônia também participam integrantes da Força Aérea Brasileira, da Marinha do Brasil, da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal. E ainda pracinhas da Força Expedicionária Brasileira, que combateram na Segunda Guerra Mundial.
Polícia Militar
A Polícia Militar contará com pelotões do Batalhão de Trânsito e do policiamento ostensivo geral, seguido dos Comandos de Policiamento Especializado, Rodoviário, Meio Ambiente e de Aviação do Estado (COMAVE).
Também desfilam alunos do Colégio Tiradentes, profissionais da área de Saúde da instituição, discentes da Academia de Polícia Militar e da Banda de Música. O desfile da PMMG será finalizado com a apresentação da tropa do Regimento de Cavalaria Alferes Tiradentes, a mais antiga da instituição.
Corpo de Bombeiros
Cerca de 400 militares do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CMMG) também participam das celebrações da Independência, neste feriado.
Os militares vão usar fardamento e equipamento de proteção individual especializados, como para combate a incêndio urbano e salvamentos em altura.
Um destaque são os cães farejadores que atuam em ocorrências como a do rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho, na região metropolitana, onde auxiliaram os militares na localização dos desaparecidos. E também em Petrópolis, no Rio de Janeiro, onde ajudaram no resgate de vítimas de enchentes e de deslizamentos de terra.
Entre as 21 viaturas que vão compor a tropa motorizada, destacam-se a histórica La France e viaturas de Combate a Incêndio recém adquiridas. Também serão vistos helicópteros que auxiliam no socorro a vítimas de acidentes, no transporte de doentes graves e de órgãos para transplante e no combate a incêndios florestais.
Forças de segurança do Estado
De acordo com o Exército, também participam integrantes da Polícia Civil (PCMG), da Defesa Civil, do Sistema Prisional e do Sistema Socioeducativo do Estado. Destaque, ainda, para pracinhas, antigos integrantes da Força Expedicionária Brasileira, que combateram na Segunda Guerra Mundial.
Guarda Civil Municipal
O cortejo Cívico-Militar de Sete de Setembro também conta com um efetivo de 300 agentes da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte. E dos departamentos de Trânsito, de Ordem Pública, de Missões Especiais, de Operações com Cães, além de equipes do Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) e um pelotão com 20 mulheres.
A tropa será conduzida pela Banda de Música da corporação, que irá tocar as tradicionais marchas militares. Uma novidade neste ano é o público infantil, formado, principalmente, por alunos da rede municipal, filhos de servidores e voluntários, que irão desfilar com os guardas municipais.
Leia mais