Vale do Mucuri

Detentos da penitenciária de Itambacuri vão produzir uniformes prisionais

Da Redação*
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 25/03/2023 às 14:13.
25 presos da penitenciária de Itambacuri vão produzir bermudas, calças e camisetas usadas no sistema prisional (Sejusp / Divulgação)

25 presos da penitenciária de Itambacuri vão produzir bermudas, calças e camisetas usadas no sistema prisional (Sejusp / Divulgação)

O presídio de Itambacuri, na região do Vale do Mucuri, acaba de receber uma fábrica de uniformes. O espaço, inaugurado nessa sexta-feira (24), é composto por um galpão de 190 m² e 16 máquinas de costura, nas quais 25 presos produzirão bermudas, calças e camisetas usadas por detentos que cumprem pena nas unidades prisionais administradas pelo Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG).

A construção da fábrica durou cerca de três meses e contou com a mão de obra de oito detentos, que desempenharam funções como pedreiro, pintor, eletricista e serralheiro. O investimento foi de aproximadamente R$ 130 mil, provenientes de verba pecuniária, liberada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e pelo Tribunal de Justiça do Estado (TJMG).

Todos os presos que trabalharam na obra e os que vão atuar na fábrica passaram por avaliação da Comissão Técnica de Classificação (CTC), explicou o Depen-MG. Essa comissão é formada por profissionais das áreas da saúde, social, jurídica e segurança, que avalia e seleciona detentos para as atividades laborais.

Outra fábrica
A cerca de 30 km de Itambacuri, na penitenciária de Teófilo Otoni, na mesma região, será instalada, em breve, uma fábrica de absorventes íntimos. Quatro presos estão sendo treinados e a produção será destinada a mulheres em situação de vulnerabilidade social da região, informou o Depen-MG.

"A futura fábrica (...) representa a continuidade dos trabalhos da Polícia Penal de Minas Gerais pelo fortalecimento da instituição e das ações de humanização do sistema prisional. Estas atividades, que vão além das muralhas das unidades prisionais, reforçam o compromisso do Depen-MG em trabalhar para a promoção de benefícios e retornos para a sociedade”, explicou Rodrigo Machado, diretor-geral do departamento.

(*) Com Agência Minas.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por