Prevenção

Dia D contra dengue: 90% dos municípios mineiros devem ter mutirão de limpeza neste sábado

Segundo o Governo de Minas, 748 cidades terão ações de prevenção contra o Aedes aegypti

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 28/11/2025 às 17:57.Atualizado em 28/11/2025 às 18:17.

Quase 90% dos municípios mineiros terão ações para conscientizar a população e eliminar focos do Aedes aegypti neste sábado (29). O Dia D de combate à dengue terá mutirões de limpeza, vistorias em casas, ações educativas, distribuição de panfletos em 748 municípios. Neste ano, o Estado tem mais de 160 mil casos prováveis (confirmados e suspeitos) e 138 mortes.

Segundo o Governo de Minas, o Dia D integra o Plano Estadual de Contingência. Nesta sexta-feira (28), Vespasiano, na Grande BH, antecipou a mobilização e realizou atividades educativas em escolas, unidades de saúde e empresas. Equipes da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) acompanharam as iniciativas, que envolveram estudantes, profissionais de saúde e colaboradores de diferentes setores.

Segundo o subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG, Eduardo Prosdocimi, R$ 210 milhões estão sendo investidos em Minas. "Incluindo política de drones, descentralização do fumacê, exames disponíveis em todas as regiões e capacitações das equipes". 

Novo Dia D sem BH

Belo Horizonte não irá participar do Dia D de combate à dengue promovido pelo Governo de Minas. A prefeitura da capital informou que promoveu a ação de prevenção ao Aedes aegypti em 8 de novembro. 

"A mobilização atendeu orientação do Ministério da Saúde e teve como foco a intensificação de vistorias em imóveis, ações que o município realiza de forma permanente, o ano todo", informou a PBH. Na data, os riscos do acúmulo de água em locais e objetos que podem se tornar criadouros do mosquito foram verificados Agentes de Combate a Endemias (ACE). 

Ainda segundo a administração municipal, neste ano foram realizadas 3,7 milhões de visitas na metrópole, aplicados UBV (inseticida a Ultra Baixo Volume) em cerca de 21 mil imóveis e realizados 54 sobrevoos com drones para captar imagens e identificar possíveis focos. Nesses sobrevoos foram identificados cerca de 7 mil potenciais criadouros.

Prevenção em casa

A maior parte dos focos do Aedes é encontrada dentro das residências. Práticas simples voltaram a ser reforçadas, como manter caixas d’água fechadas, limpar calhas, eliminar objetos que acumulam água, descartar recipientes corretamente e deixar quintais limpos. 

* Com informações da Agência Minas

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por