Logotipo Rádio HED

Redação: (31) 3253-2226

Comercial: (31) 3253-2210

Redação: (31) 3253-2226 - Comercial: (31) 3253-2210

Diagnóstico de dengue ficará cinco vezes mais rápido em Minas

Hoje em Dia
Publicado em 25/04/2014 às 12:15.Atualizado em 18/11/2021 às 02:18.
O diagnóstico da dengue em Minas Gerais ficará cinco vezes mais rápido. Essa é a expectativa da Fundação Ezequiel Dias (Funed) com o recebimento de kits de reagentes feita pelo Center for Disease Control (CDC), empresa de Atlanta, nos Estados Unidos. Com o novo método, será possível fazer o diagnóstico da doneça em tempo real no equipamento PCR. A emissão do laudo sairá em até cinco dias úteis.
 
De acordo com a referência técnica do Laboratório de Biologia Molecular da Funed, Felipe Iani, o PCR em tempo real, além de mais sensível e específico, é a metodologia de diagnóstico mais moderna do mundo. “O Isolamento Viral, considerado atualmente padrão-ouro para o diagnóstico do vírus da dengue, é utilizado para sorotipar em dengue tipo 1, 2 , 3 e 4 e, assim, identificar qual o tipo de vírus que circula em cada região do estado. Ele tem um prazo de aproximadamente de 25 a 30 dias para a liberação do resultado, pois depende da multiplicação do vírus em células cultivadas. Após o período de incubação, são feitas lâminas com estas células e o vírus é identificado por meio de anticorpos fluorescentes contra cada sorotipo viral. Com o diagnóstico via PCR em tempo real, o nosso prazo será de apenas cinco dias, aproximadamente”, explica Felipe.
 
A Funed possuía o equipamento PCR desde 2010, mas só agora os reagentes chegaram ao Estado. “Conseguimos importar, sem custos, os kits de reagentes necessários. Tais reagentes podem ser adquiridos comercialmente, mas o alto custo encarece e dificulta a adoção do PCR como um diagnóstico de rotina. Os reagentes recebidos serão um aporte a mais para atender a nossa demanda atual que tende a crescer”, destaca.
 
Avanço
 
A nova técnica só será utilizada na Funed em casos específicos de diagnóstico, como os agudos, óbitos e em algumas situações conclusivas, para confirmação do diagnóstico. A expectativa é que na próxima semana, a Fundação já comece a liberar resultados.
 
Balanço
 
Desde o início do ano, Belo Horizonte confirmou 627 casos de dengues até a quinta-feira (17) da semana passada.
Em Minas Gerais já foram registradas sete mortes por dengue e 8.029 casos confirmados da doença desde janeiro. Os dados são do último balanço da Secretaria de Estado de Saúde (SES), divulgado no dia 11 de abril. 
Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por