Logotipo Hoje em Dia

Redação: (31) 3253-2207

Terça-Feira,30 de Abril

Diretor de DNPM pede demissão 13 dias após tragédia em Mariana

Hoje em Dia
18/11/2015 às 12:23.
Atualizado em 17/11/2021 às 02:32

(DNPM/MG)

O diretor-geral do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Celso Luiz Garcia, pediu exoneração do cargo. A solicitação foi aceita pelo ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, ao qual a pasta é vinculada.

O DNPM é responsável, dentre outras atribuições, pela fiscalização de barragens de mineração. O pedido de demissão aconteceu 13 dias após o rompimento da barragem de rejeitos Fundão, da Samarco Mineradora.

A catástrofe ambiental ocorrida em Mariana, região Central de Minas, já é considerada a maior do Brasil. O pedido de exoneração foi feito na terça-feira (17) e Garcia alegou problemas de saúde para afastar do cargo.

Celso Luiz Garcia ficou no cargo por menos de seis meses. Ele foi empossado em junho deste ano. Antes, entre 1996 a 1999, foi chefe do Distrito do DNPM em Minas Gerais.  No Estado, quatros profissionais da pasta são responsáveis por fiscalizar 735 barragens.

O novo diretor-geral do DNPM deve ser anunciado ainda nesta quarta-feira (18) pelo ministro Eduardo Braga.

Destruição

O rompimento da barragem devastou o distrito de Bento Rodrigues e destruiu vários outros. A enxurrada de lama atingiu o rio Doce, provocando a mortandade de dezenas de espécies e deixando milhares de moradores sem água tratada. Além disso, a tragédia provocou a morte de 11 pessoas. Outras 12 continuam desaparecidas e mais de 600 ficaram desabrigadas.

Celso Garcia

É graduado em direito pela Faculdade Milton Campos de Belo Horizonte/MG. Especializou-se em Ciências Políticas e Estratégias Nacionais pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra – ADESG, em 1988.  Em 1975, ingressou no serviço público por meio da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM). Em 1983, passou a fazer parte do quadro de servidores do DNPM, onde exerceu ao longo de sua carreira várias atividades profissionais. De 1996 a 1999, foi chefe do Distrito do DNPM no Estado de Minas Gerais. Com sua aposentadoria em 2009, exerceu a advocacia até 2011.  De 2011 até a sua nomeação como diretor-geral da autarquia, exerceu o cargo de superintendente da instituição no Estado de Minas Gerais.  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por