
Motoristas que transitam pela BR-381 terão, a partir desta segunda-feira (10), mais 4 quilômetros de via duplicada na região Central de Minas. A abertura do trecho foi anunciada pelo Ministério da Infraestrutura e pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Até o fim do mês outros 7 Km devem ser liberados.
Ao todo, 11 km serão inaugurados neste mês na rodovia, somando 60 km de extensão duplicados. De acordo com o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, o trecho liberado nesta segunda está localizado próximo a Nova Era.
"Estamos liberando mais 4km onde estamos colocando um viaduto sobre a malha da Vale [trem] Vítoria/Minas e o viaduto da prainha, agora sendo liberado o trecho com duplicação", explicou.
Ainda conforme Sampaio, dois túneis que já estão prontos vão ser operacionalizados e , juntos, somaram 7 km liberados.
"Até o fim do mês, mais um trecho de duplicação da 381, dando funcionalidade a dois túneis em torno de 10 anos abandonados", detalhou.
Segundo o ministério, ao todo, a BR-381 compreende 304 km entre Belo Horizonte e Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, dos quais cerca 160 km devem ser duplicados e outros devem receber melhorias e/ou construção de terceira faixa. Com a entrega deste mês, a rodovia terá pouco mais de 19% da obra concluída.
Conforme o ministro, a obra foi dividida em 11 lotes, dos quais sete foram licitados. Os outros quatro lotes restantes devem ser leiloados até 24 de dezembro.
"O material já está no TCU e nós acreditamos que deverá liberar para publicarmos o edital em novembro. E o leilão está previsto para dezembro e nós vamos bater o martelo de qual concessionária vai assumir a responsabilidade com a BR-381", afirmou.
De acordo com o ministro, após a concessão, as obras devem ser iniciadas em janeiro de 2023. O contrato terá prazo de sete anos para a conclusão. Em 2024 o sistema de pedágio, dividido em duas praças, tem previsão de entrar em vigor.
"A empresa vai iniciar com a recaptação da malha já existente no primeiro ano e depois obras de duplicação. Vamos ter duas praças de pedágio no trecho, com previsão em 2024. Os primeiros investimentos devem ser feitos em quatro a cinco anos e depois novos investimentos através de captação até o ano 7 da concessão", disse.