
Considerada endêmica no Brasil, a meningite acomete pessoas de qualquer idade, mas o risco é maior para menores de 5 anos. Em Belo Horizonte, a vacinação infantil contra a doença não atingiu a meta. A partir desta segunda-feira (8), a campanha de imunização será ampliada na capital, sendo disponibilizada também aos maiores de 16.
As crianças podem ser protegidas durante todo o ano. O imunizante faz parte do calendário nacional. O esquema primário é composto por duas doses que devem ser administradas aos 3 e 5 meses. Um reforço deve ser aplicado, preferencialmente, aos 12 meses.
Crianças que por algum motivo não receberam as doses nas idades indicadas poderão ser vacinadas até os 4 anos, 11 meses e 29 dias, conforme instrução do Ministério da Saúde.
Na capital, foram confirmados quatro casos e duas mortes por meningite C em 2023. No ano passado, foram cinco doentes e dois óbitos.
A meningite C é causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo) e é mais grave quando atinge a corrente sanguínea, provocando infecção generalizada. A vacina é uma importante forma de prevenção à doença.
Leia mais: