Veículos são equipados com ar-condicionado, suspensão a ar e elevadores de acessibilidade para atender pessoas com deficiência (PcD)
(Divulgação SetraBH)
Quase todos os novos ônibus do transporte coletivo de Belo Horizonte já foram adquiridos, segundo informações divulgadas nesta quarta-feira (29) pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH).
A prefeitura da capital informou, nesta quarta-feira (29), que vai emitir autorização de tráfego (AT) para a inclusão de mais 33 ônibus na frota do transporte coletivo municipal – totalizando 413 veículos novos com ar-condicionado, suspensão a ar e acessibilidade, dos 420 previstos em acordo com a prefetura. Os sete restantes devem ser adquiridos nos próximos dias.
A renovação dos ônibus é uma exigência da PBH prevista na Lei 11.458/23, que estabeleceu um prazo até dezembro para que as empresas adquirissem 420 unidades. Deste total, 380 já estão cadastrados na Superintendência de Mobilidade do Município (SUMOB) e estão circulando nas ruas de Belo Horizonte.
Todos os novos veículos adquiridos são equipados com ar-condicionado, suspensão a ar e elevadores de acessibilidade para atender pessoas com deficiência (PcD).
Os veículos também são mais eficientes, econômicos e menos poluentes. Os novos ônibus estão sendo distribuídos aos consórcios, após passarem por vistoria e receberem autorização de tráfego da BHTrans/Sumob.
Os novos ônibus estão recebendo uma plotagem especial na traseira, com numeração de cada um dos veículos entregues para a cidade, permitindo que a população acompanhe a renovação da frota.
Até o final do ano a operação de transporte coletivo vai ganhar 2.170 viagens em relação ao que era realizado até 2022. Com mais viagens principalmente nos horários de pico, a superlotação nos ônibus será reduzida.
Segundo o presidente executivo do SetraBH, Raul Lycurgo Leite, a medida ressalta o compromisso dos consórcios em acelerar a renovação da frota proporcionando melhorias no atendimento - trazendo mais conforto e segurança para a população que depende diariamente do transporte coletivo para seus deslocamentos pela cidade.
Leia mais:
Saiba como receber alertas de chuva forte, granizo, vendaval e alagamento em BH pelo Whatsapp
STF julga em dezembro omissão do Congresso sobre licença-paternidade