Duas estações da Linha 2 do metrô de BH começam a operar até junho de 2026, diz concessionária
Expectativa é que 50 mil passageiros sejam transportados por dia com a conclusão de toda a linha

As duas primeiras estações da Linha 2 do Metrô de Belo Horizonte devem começar a operar até o segundo semestre de 2026. A previsão é do presidente da concessionária, Cláudio Andrade, nesta terça-feira (15). Os dois pontos irão integrar a Linha 1 enquanto o novo trajeto ainda não estiver concluído.
“Originalmente, a Linha 2 estava prevista para operar apenas em 2028. No entanto, fizemos estudos e estamos com o objetivo de iniciar essa operação ainda em 2026, dois anos antes do que estava previsto, com duas estações: Nova Suíça e Amazonas”, afirmou Cláudio Andrade.
Antes das estações da Linha 2, outra parada deve ser entregue em janeiro: a estação Novo Eldorado, que será a 20ª estação, adicionando mais 1,6 km de via.
A previsão é que as obras da Linha 2 sejam entregues em 2028, integrando o metrô com o Barreiro. A primeira estação será a Nova Suíça, passando por locais como Amazonas, Nova Gameleira, Nova Cintra, Vista Alegre e Ferrugem.
Segundo o Metrô BH, a expectativa é que a Linha 2 transporte mais 50 mil passageiros por dia. O investimento total será de R$ 4 bilhões.
24 novos trens comprados
Ao todo, 24 novos trens foram comprados para integrar a nova frota de veículos da concessionária. A previsão é que cheguem a BH em 2026. As composições estão sendo fabricadas na China.
Segundo o presidente da concessionária, a frota mais antiga do metrô sairá de circulação com a chegada dos novos veículos. Ao todo, 34 trens devem estar disponíveis para circular pela capital a partir do ano que vem.
VEJA FOTOS DAS OBRAS NA ESTAÇÃO NOVA SUÍÇA