
Uma ação da Prefeitura de Betim no Dia Mundial da Água, celebrado nesta quarta-feira (22), retirou duas toneladas de lixo da orla da represa Várzea das Flores, na divisa com Contagem, na Grande BH. O local é muito usado como lazer por banhistas e pescadores. A maior parte dos entulhos recolhidos era composta por garrafas pet e de vidro.
Segundo a Prefeitura, a iniciativa deve servir para conscientizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente.
A limpeza foi realizada pelo Grupamento de Meio Ambiente da Guarda Municipal e teve a participação de 62 alunos do curso de formação, em parceria com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).
"A represa Várzea das Flores é uma das maiores bacias hídricas da região Metropolitana e, infelizmente, vem sofrendo com a sujeira. Nossa ação reforça a importância de preservar e de deixar limpa essa orla que é usada por banhistas e pescadores”, afirmou Anderson Reis, comandante da Guarda Municipal de Betim.
De acordo com a Prefeitura, o grupamento é responsável pelo monitoramento do espelho d’água da represa e arredores, para coibir infrações ambientais cometidas por usuários.
A Guarda Municipal também realiza campanhas de conscientização ambiental em escolas, comunidades e nos parques do município.
Leia mais: