Não Deve ser R$ 6,90

Durante prestação de contas na Câmara, Fuad Noman admite aumento da passagem de ônibus em BH

Pedro Melo
pmelo@hojeemdia.com.br
03/04/2023 às 18:00.
Atualizado em 03/04/2023 às 18:07

O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), compareceu à Câmara Municipal (CMBH) nesta segunda-feira (3) para a prestação de contas do município relativas a 2022. Durante discurso no plenário da Casa, o prefeito confirmou que a passagem de ônibus na capital deve sofrer aumento.

O preço sugerido pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros (Setra-BH) é de R$ 6,9. Porém, Fuad afirmou que o valor não será esse. “Quando se fala em subsídio, pensam que estou colocando dinheiro no bolso das empresas de ônibus. Na verdade, estou é evitando que as pessoas paguem uma passagem fora da realidade. Em hipótese alguma haverá aumento de 53%”, disse o prefeito, que não informou o valor que considera ideal.

Contrato defasado
Ainda durante a reunião na CMBH, Fuad Noman revelou que o contrato assinado com as empresas de ônibus não é mais favorável à Prefeitura. "Nós temos um problema muito grave. Se eu encerro o contrato, preciso de seis meses a um ano para uma nova licitação. E esse prazo impede que tenhamos ônibus em Belo Horizonte. Então temos que conversar sobre isso. Não tenho nenhum amor por contrato, sei que é ruim, ultrapassado, feito em 2008, completamente fora da realidade atual. Mas é o que temos”.

Na última sexta-feira (31), o presidente da Câmara Municipal, Gabriel (sem partido), recomendou que a PBH suspendesse o atual contrato com as concessionárias do transporte coletivo por ônibus e realize uma nova licitação.

Esse aviso, direcionado ao prefeito da capital, foi protocolado pessoalmente pelo chefe do Legislativo logo que recebeu um comunicado do Ministério Público de Contas de Minas Gerais sobre a representação que apresenta fraudes na contratação das empresas de ônibus em 2008.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por