
A “Medalha Professor Hilton Rocha”, entregue durante o 41º Congresso do Hospital São Geraldo, realizado em BH, reconheceu a importância do “Anel de Ferrara”, destinado a pacientes com ceratocone, uma deformação da córnea que leva a problemas de visão.
A honraria existe desde 2017 e é destinada a três oftalmologistas brasileiros ou estrangeiros como forma de reconhecimento de figuras importantes dessa área médica. Atualmente, a homenagem é dividida em três categorias: “Academia”, “Oftalmologia Mundial” e “Promoção da Saúde Ocular”.
O ganhador deste ano na categoria “Oftalmologia Mundial” foi o oftalmologista mineiro Paulo Ferrara, responsável pela criação do tratamento.
Segundo o médico e presidente do 41º Congresso do Hospital São Geraldo, Frederico Pereira, a medalha está em boas mãos.
“O doutor Paulo Ferrara é um oftalmologista que inventou mais uma técnica de tratamento de ceratocone, que hoje ganhou o mundo inteiro. Então é uma homenagem justíssima”, avaliou.
O “Anel de Ferrara” é uma técnica cirúrgica que corrige a deformidade da córnea, diminuindo a miopia e o astigmatismo e melhorando o conforto e a visão. Não apresenta rejeição e é implantado por meio de uma cirurgia rápida e indolor, permitindo a recuperação do paciente em curto espaço de tempo.
“O doutor Hilton Rocha é um expoente da oftalmologia mundial. E eu fico muito feliz e me sinto contemplado com essa homenagem, que é realmente a maior que um oftalmologista poderia querer receber”, disse Paulo Ferrara, após ser agraciado com a medalha.
O 41º Congresso do Hospital São Geraldo começou nesta quinta-feira (3) e segue até o próximo sábado (5). O evento aborda novidades e principais técnicas da área da Oftalmologia.
Leia Mais: