Quarta-feira de Cinzas

'Educação é aposta na paz', diz Dom Walmor sobre Campanha da Fraternidade e guerra na Ucrânia

Bernardo Estillac
bernardo.leal@hojeeemdia.com.br
02/03/2022 às 21:27.
Atualizado em 02/03/2022 às 21:40
Dom Walmor celebra missa de quarta-feira de cinzas em BH (Foto: Marcos Aurélio Jr/Arquidiocese BH)

Dom Walmor celebra missa de quarta-feira de cinzas em BH (Foto: Marcos Aurélio Jr/Arquidiocese BH)

Nesta Quarta-Feira (2) de Cinzas, uma missa especial na abertura da Quaresma foi celebrada pelo presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, na Catedral Cristo Rei, Norte de BH. Em entrevista antes do rito, o sacerdote falou sobre a Campanha da Fraternidade, também lançada nesta quarta, e sobre a guerra na Ucrânia.

A campanha da Igreja Católica brasileira é celebrada desde 1964 e, neste ano, apresenta o tema "Fraternidade e Educação" e o lema bíblico "Fala com sabedoria, ensina com amor". Dom Walmor associou o evento à importância da mensagem de paz no conflito que assola a Ucrânia.

“Nós precisamos nos reeducar. Reeducar para a paz, para a justiça e para o amor. Não falamos apenas de ato formal de educação, como ato escolar, mas como educação que toca a vida de todos nós, portanto, uma aposta na paz”, disse o presidente da CNBB.

Ainda sobre a Campanha da Fraternidade, o bispo afirmou que o investimento na educação é prioritário para que a sociedade dê novos passos. E que a oportunidade é um convite para a percepção da realidade que nos cerca.

Sobre a Quaresma, Dom Walmor falou aos fiéis católicos sobre o espírito de renovação atrelado ao período que antecede e prepara para a Páscoa, segundo a tradição cristã.

“A Quaresma é uma delicadeza de Deus para conosco, chamando-nos à conversão pelas mãos da Igreja. O anúncio da palavra, nas celebrações, reconhecendo que todos nós somos precisados de um novo estilo de vida, de uma nova vida, de uma vida qualificada no amor. Por isso, o rito da quaresma é um tempo favorável e de bondade de Deus para conosco”, afirma.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por