
Quem deixou para regularizar a situação eleitoral nesta quarta-feira (4), último dia de prazo oferecido pela Justiça Eleitoral, enfrentou filas em Belo Horizonte. A reportagem, logo pela manhã, encontrou grande movimentação de pessoas buscando a normalização do título de eleitor em um posto de atendimento no bairro de Lourdes, na região Centro-Sul.
Raissa Pereira, estudante de 17 anos, afirma que não conseguiu fazer a operação pela internet. "Eu estava tentando desde quando abriu as inscrições para fazer o título de eleitor, mas não consegui, então vim presencialmente", disse. Para ela, a importância de tirar o título é buscar uma representação que reflita exatamente o que ela acredita.
Já Samara Bruna, 16, que também foi tirar o documento, frisa que cada voto faz diferença no processo eleitoral. Este ano a eleição será realizada no dia 2 de outubro. "Vim fazer às pressas porque tenho certeza que um voto muda muito minha geração, o que eu vivo e o que pode acontecer no nosso país", comentou.
Para atender ao grande volume de pessoas, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) informou que estendeu o horário de funcionamento dos cartórios eleitorais hoje, sendo de 8h até as 17h. Em dias normais o atendimento se inicia às 13h.
Instabilidade
O aumento na demanda de pessoas que estão buscando o site do TRE causou instabilidade nos últimos dias. A estudante de Direito, Valéria Queiroga, 32, argumentou que, se o sistema estivesse funcionando bem, os cartórios não teriam filas. "Estou indignada porque eles falam o tempo todo que a gente não precisa sair de casa, mas é mentira. Estou tentando há 10 dias fazer o procedimento de transferência de domicílio eleitoral, mas não consigo. Estou aqui numa fila e perdendo aula", desabafou.
Prazo pela internet é maior
Sueli Rezende, chefe de cartório eleitoral e explica que, pela internet, o prazo é maior que presencialmente. Pelo site Título Net, os serviços estão disponíveis até 23h59.
"O prazo é para o eleitor que busca fazer o título pela primeira vez, quem precisa fazer transferência de domicílio eleitoral ou está com título cancelado", comenta. Ela também afirmou que, nos casos dos pedidos pela internet, é preciso uma atenção a mais.
"É muito importante que o eleitor acompanhe o andamento do requerimento. Quando o pedido é feito pela internet, ele fica com a situação 'aguardando análise pela Justiça Eleitoral'. Se houver pendência, o eleitor precisa entrar em contato com seu cartório eleitoral para saber qual é a pendência e regularizar sua situação", esclarece.
Na última terça-feira (3), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou pouco mais de 374 mil atendimentos via internet. O órgão garante que as pendências serão analisadas a partir de amanhã (5) e que todo o processamento será concluído até 1º de junho. No dia 11 de julho, o TSE divulga o número de eleitores aptos a votar.
Leia mais
TSE registra mais de 370 mil atendimentos virtuais em Minas neste ano, prazo termina nesta quarta
Em Minas, 1,2 milhão de eleitores estão com título irregular; prazo para acertar termina na 4ª
*Com informações de Valéria Marques