Avenida Vilarinho, em Venda Nova, chegou a ser interditada, mas a Bacia de detenção conteve o grande volume de água. (Defesa Civil/Divulgação)
Em apenas 24h, as regiões de Venda Nova e Barreiro registram 27% do total do volume de chuva esperado para todo o mês de novembro.
Venda Nova foi a mais atingida e registrou 64,8mm de chuva, o equivalente a 27,5% da média climatológica do mês, que é de 236mm, segundo a Defesa Civil de BH. A avenida Vilarinho chegou a ser bloqueada pela BHTrans devido ao risco de alagamento.
No Barreiro o volume de chuva registrado até às 6h10 desta segunda-feira (20) foi de 64,2 mm, ou 27,2% do total esperado para novembro.
De acordo com a Defesa Civil, durante o temporal de domingo (19), o órgão recebeu 7 chamadas por telefone. Os atendimentos foram para vistorias em imóveis particulares nas regionais Norte, Noroeste e Centro Sul.
Ainda segundo o órgão, apesar dos acumulados de chuvas registrados nas últimas horas, não foram registrados desabrigados ou desalojados nas ocorrências.
Nesta segunda a previsão do tempo indica que o dia será de céu nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva, por vezes fortes, acompanhadas de raios e rajadas de vento ocasionais, a qualquer hora. A temperatura mínima foi de 17 °C, a máxima estimada é de 29 °C.
Em função do grande volume de chuva, a Defesa Civil de BH emitiu um alerta de risco geológico moderado para as regionais Venda Nova, Pampulha, Noroeste e Barreiro, até quinta-feira (23).
Acumulado de chuvas em 24h em BH:
Leia mais:
Após onda de calor, chuva e queda drástica na temperatura, BH está em alerta para deslizamentos