CENSO 2022

Em até 27 dias, toda a população de Minas deverá estar recenseada, afirma IBGE

Pedro Melo
pmelo@hojeemdia.com.br
18/11/2022 às 19:22.
Atualizado em 18/11/2022 às 19:32

A expectativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é que toda a população de Minas Gerais tenha passado pelo processo de recenseamento até 15 de dezembro. Nesta sexta-feira (18), o presidente nacional do IBGE, Eduardo Rios Neto, foi entrevistado por recenseadores em BH.

Atualmente, o Estado já está com 72% da população recenseada, de acordo com o IBGE. O processo estatístico é essencial para que o Instituto tenha conhecimento das questões, características, demandas e da quantidade de pessoas que vivem em Minas. Com essas informações em mãos, uma série de políticas públicas podem ser criadas usando as informações colhidas no recenseamento.

Como forma de mostrar a importância de se participar do processo, o próprio presidente do IBGE, Eduardo Rios, respondeu às perguntas. "Venho dar o exemplo para que as pessoas vejam como o processo é simples, curto e importante para nossa população. Por isso peço que todos recebam o agente do IBGE".

Reajuste salarial dos recenseadores
Para incentivar os recenseadores, o valor pago pelas entrevistas sofreu um reajuste. A bonificação estava sendo alvo de críticas e alguns recenseadores chegaram a abandonar o trabalho devido às dificuldades técnicas e à baixa remuneração.

Após tantos abandonos, o Instituto optou por reajustar e criar novas taxas de pagamento de acordo com a "dificuldade" dos locais. Como o pagamento é por produtividade, e depende de quantas áreas o agente atende, não é possível determinar o percentual de aumento ou a média do novo salário dos recenseadores.

Leia Mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por