Cinco postos de saúde seguirão abertos em Belo Horizonte no próximo sábado (17) para atender exclusivamente pessoas com sintomas de doenças respiratórias. Além do socorro aos pacientes, as unidades vão disponibilizar a vacina contra a gripe para o público a partir dos 6 meses de idade. A mesma medida foi adotada no último fim de semana.
Os centros de saúde nas regionais Barreiro, Nordeste, Norte, Oeste e Venda Nova funcionarão das 7h às 19h. Confira os endereços:
Barreiro - Centro de Saúde Carlos Renato Dias (Rua José Gonçalves, 375 - Barreiro)
Nordeste - Centro de Saúde São Paulo (Rua Aiuruoca, 455 - São Paulo)
Norte - Centro de Saúde Heliópolis (Rua Ademar Dias Duarte, 240 - Heliópolis)
Oeste - Centro de Saúde Betânia (Rua Canoas, 678 - Betânia)
Venda Nova - Centro de Saúde Rio Branco (Rua Crisanto Muniz, 120 - Rio Branco)
A orientação da Secretaria Municipal de Saúde é que as pessoas com sintomas mais leves, como coriza, tosse ou dores de cabeça e garganta, por exemplo, busquem acolhimento nos centros de saúde. "Assim, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ficam voltadas para cuidados mais urgentes", informou a pasta.
Mortes por síndromes respiratórias agudas graves
Conforme o Hoje em Dia mostrou, BH registrou 141 óbitos por síndromes respiratórias agudas graves (SRAGs) em 2025. Até a última semana, mais de 7 mil pessoas foram internadas na rede SUS.
A capital mineira decretou situação de emergência no fim de abril devido ao aumento nos atendimentos e internações por doenças respiratórias.
Leia mais: