O intervalo entre as viagens no metrô de Belo Horizonte neste domingo (28) é de 32 minutos, acima do horário regular para o dia — 20 minutos. A situação ocorre devido à greve dos metroviários, que completa quatro dias.
A categoria protesta contra a privatização da Companhia Brasileira de Trens Urbanos em Minas (CBTU). As estações chegaram a ficar fechadas por dois dias (quinta e sexta), mas os metroviários aderiram à escala mínima, com 60% dos trens, desde sábado (27).
A escala mínima foi estipulada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT-3) na última quinta-feira (25), sob pena de multa diária de R$ 35 mil para o Sindicato dos Metroviários de Minas Gerais (Sindimetro) em caso de descumprimento.
Horários do metrô de BH durante a greve:
- Dias úteis: 9 minutos nos horários de pico (das 6h às 8h30 e das 16h30 às 19h) e 25 minutos nos demais horários;
- Sábados: 20 minutos até 12h e 25 minutos no restante da operação
- Domingos e feriados: 32 minutos, durante todo o dia.
As estações do metrô de BH ficam abertas, diariamente, das 5h15 às 23h. As bilheterias do metrô funcionam das 5h40 às 23h.
Greve do metrô de BH
O Sindimetro anunciou a greve após o Tribunal de Contas da União (TCU) ter aprovado, por unanimidade, a privatização da CBTU em Minas. Esta foi a última etapa burocrática antes da publicação do edital, o que deve ocorrer em setembro.
A paralisação já havia sido aprovada em assembleia da categoria realizada na última segunda-feira (22). Os trabalhadores temem as consequências da desestatização e alegam que, após a privatização, haverá uma demissão de quase 1,6 mil funcionários da CBTU que atuam no Estado.