PANDEMIA

Em uma semana, dobra procura por testes rápidos de Covid nos postos gratuitos da PBH

Pedro Melo
pmelo@hojeemdia.com.br
17/11/2022 às 15:57.
Atualizado em 17/11/2022 às 16:19

Em apenas uma semana, a média de testes rápidos gratuitos realizados por belo-horizontinos nos postos da PBH dobrou, passando de quatro mil testes para oito mil. O aumento da demanda coincide com o maior registro de casos positivos de Covid-19 na capital, o que levou, inclusive, à volta do uso de máscaras no transporte coletivo e em ambientes de saúde.

A informação da retomada da proteção facial foi anunciada nesta quinta-feira (17) pela secretária municipal de Saúde de Belo Horizonte, Cláudia Navarro, durante coletiva de imprensa. "Quando nós falamos desse aumento, nós estamos falando do aumento em geral. E teve um aumento, uma procura muito grande por testes. Na semana passada, estávamos com uma média de quatro mil testes e, agora, já passou para oito mil".

O grande responsável pelo aumento na procura por testes rápidos, segundo a secretária, é o cenário de retorno da circulação da doença. "Há duas semanas, a taxa de positividade dos testes de Covid-19 na capital estava em 3%. Na semana passada, aumentou para 5% e, atualmente, subiu para 15%".

Os agendamentos para realização de testes rápidos também estão sofrendo com a alta procura, de acordo com Cláudia Navarro. "Até semana passada, você conseguia agendar um teste para o dia seguinte, e mesmo assim ainda sobrava 50% dos testes disponíveis, sem serem utilizados. Então, você entrava no site e conseguia novamente agendar com um dia de prazo. Hoje, já estamos com 100% de agendamento dos testes, não tendo a possibilidade das pessoas marcarem para o dia seguinte", disse a secretária.

Nesta sexta-feira (18), a Prefeitura de BH dee publicar um decreto com as novas orientações acerca da volta da obrigação do uso de máscaras no transporte público e em unidades de saúde da capital.

A medida será válida por 15 dias e vale para hospitais, postos de saúde, clínicas, ônibus, táxi, metrô e transportes escolares e por aplicativos, como Uber. Segundo Cláudia Navarro, a medida foi necessária justamente por conta do aumento da taxa de positividade dos testes rápidos de Covid-19 no município.

No pico da pandemia, a quantidade de locais para realização dos exames era maior, mas com a melhora do cenário da doença algumas unidades foram sendo fechadas. "Nós diminuímos muitas unidades com a queda do número de casos. Achamos que seria importante diminuir porque algumas unidades tinham gasto público para fazer cinco testes no dia. Então não justificava".

Atualmente, BH conta com quatro locais disponíveis para a realização de teste rápido e gratuito de Covid:

  • FAMINAS-BH: Avenida Cristiano Machado 12.001 - Vila Clóris (8h às 17h)
  • Faculdade Pitágoras: Rua dos Aimorés, 1.300 - Funcionários (8h às 17h)
  • UniBH Buritis: Rua Líbero Leoni, 259, Portaria 2 - Buritis (8h às 16h30)
  • Faculdade de Farmácia da UFMG –LINBIO, R. Prof. Moacir Gomes de Freitas - Pampulha, Belo Horizonte (8h às 16h30)

Leia Mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por