O presidente da Samarco, Ricardo Vescovi, pediu aos funcionários da empresa que tenham calma e equilíbrio em relação às críticas da sociedade "que tem todo o direito de se manifestar".
O comunicado foi publico na segunda-feira (23) no YouTube da empresa. Nele, Vescovi diz ainda que ninguém deve esperar apoio amplo e imediato de pessoas que não conhecem a Samarco. Ele convoca os empregados da empresa a trabalhar para isso também. "Vamos mostrar o que somos capazes. É um longa jornada. Vamos precisar da sua coragem, do seu apoio e principalmente que você se cuide e se mantenha firme".
Agradecimento
Ainda no vídeo (ACESSE AQUI) Vescovi agradece o seu apoio dos funcionários. "Falo isso em nome de toda a Samarco. Nenhuma palavra pode descrever toda a tristeza que estamos todos sentindo pela dor de cada família que perdeu um parente nessa tragédia. Ou das pessoas que perderam suas casas, ou dos moradores atingidos pela falta de água, dos ribeirinhos e pescadores afetados, do impacto no meio ambiente do nosso Rio Doce".
Ele diz ainda que apesar de toda essa tristeza os últimos dias têm sido de muito trabalho. "Faremos o que for preciso para mitigar os impactos sociais e ambientais. São inúmeros exemplos que reforçam o orgulho que temos dessa empresa e dos empregados que fazem a Samarco ser o que é".
Férias coletivas
Vescovi destacou também que a empresa não tem respostas para todas as questões e reiterou que o que aconteceu no dia 5 de novembro "é algo sem precedentes na mineração mundial e as investigações sobre a causa do acidente continuam. Somente um estudo aprofundado, com uma combinação de diversas disciplinas pode chegar a uma explicação para o que aconteceu".
"E até compreender todo esse cenário nós decidimos dar licença remunerada e férias coletivas para a maior parte dos nossos funcionários. Alternativas para a retomada de nossas operações também estão sendo estudadas. Porém, essa retomada não é uma decisão que cabe somente à Samarco e aos seus acionistas, mas sobretudo ela cabe à sociedade e suas instituições".