6h de espera

Engarrafamento na Grande BH se torna martírio para quem retornava para casa após feriado

Muitas pessoas ficaram no acostamento aguardando a liberação da pista

Camilla Kind*
@camillakind
16/10/2023 às 20:19.
Atualizado em 16/10/2023 às 21:01
 (Camilla Kind / Hoje em Dia)

(Camilla Kind / Hoje em Dia)

O feriado de Nossa Senhora Aparecida, junto à Semana Das Crianças, foi uma oportunidade para tirar um momento de lazer e viajar. Porém, o retorno para Belo Horizonte não foi fácil na manhã desta segunda-feira (16), já que as estradas da região metropolitana da capital ficaram lotadas pelo grande tráfego de carros e pelo acidente que fechou a BR-381 durante algumas horas. 

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o engarrafamento na BR-381, na altura de São Gonçalo do Rio Abaixo, na Grande BH, começou por volta das 7h20, mas não existe estimativa de quantos km a retenção se estendeu. 

O fluxo foi interditado nos dois sentidos, e por volta das 9h, foi iniciado o sistema “pare e siga”. Enquanto isso, muitas pessoas ficaram no acostamento aguardando a liberação da pista.

Thalita Rochstrock, estudante de 20 anos, era uma das passageiras de ônibus que fazia o percurso de Teófilo Otoni a Belo Horizonte, e conta como foi angustiante a espera. “Ficamos mais de seis horas parados. O ônibus não podia ficar muito tempo ligado, então não havia refrigeração. A água disponibilizada pelo transporte acabou, então muitos ficaram horas sem comer e beber”, relata. 

Muitas pessoas que tinham consultas ou exames marcados, iriam trabalhar ou pegar outro ônibus depois, perderam seus compromissos devido ao engarrafamento. 

Para conseguir comer, teve quem andou 4km até a lanchonete mais próxima, motoboys compraram marmitas e entregaram pelo acostamento, lanche foi compartilhado entre os passageiros, e até motoristas de carreta se solidarizaram e dividiram comida com as crianças, relata a passageira.

(Camilla Kind / Hoje em Dia)

(Camilla Kind / Hoje em Dia)

Para se refrescar do sol do meio-dia, o pai de uma bebê de cinco meses chegou a banhá-la em um riacho próximo ao local onde o ônibus quebrou.

Muitos motoristas desistiram e deram meia-volta durante a espera e houve também quem optasse por rotas alternativas. O trânsito foi liberado totalmente às 13h30, mas seguiu lento até a entrada de Belo Horizonte. 

* Estagiária sob supervisão de Angel Drumond

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por