
A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um novo alerta para a possibilidade de chuva intensa, acompanhada de raios e rajadas de vento (em torno de 50 km/h), nesta sexta-feira (7). A previsão é que a chuva tenha volume de 30 a 50 mm. O alerta é válido até as 8h de sábado (8).
A Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil recomenda evitar áreas de inundação e não trafegar em ruas sujeitas a alagamentos e perto de córregos e ribeirões no momento de forte chuva, pois o seu nível pode se alterar rapidamente podendo acarretar transbordamentos. Adverte para que não se abrigue debaixo de árvores e estacione veículos, pois elas podem cair e ocasionar graves acidentes.
— Defesa Civil BH (@defesacivilbh) December 7, 20188h26 - Indicativo de chuvas no decorrer destas duas horas. Recomenda-se atenção redobrada. Agora faz 22,3°C e 79% de umidade do ar (Fonte: PBH). @prefeiturabh @OficialBHTRANS @TransitoBH @Bombeiros_MG #chuva #BH pic.twitter.com/M6I5kQQBhb
De acordo com a Defesa Civil, o órgão municipal recebeu 61 solicitações de atendimento por causa da chuva intensa do início da noite dessa quinta-feira (7). Dentre essas, 12 são referentes a quedas de árvore e 12 a alagamentos.
Uma das árvores que caíram atingiu uma van escolar, matando o motorista - quarta vítima do período chuvoso em Belo Horizonte. As crianças que estavam no veículo não se feriram. O acidente aconteceu na avenida Nossa Senhora do Carmo, no Sion, região Centro-Sul de Belo Horizonte.
Outra árvore caiu na avenida do Contorno, no bairro Floresta, região Leste da capital - próximo à avenida dos Andradas. Uma casa foi atingida e a Defesa Civil está presente no local para avaliar as condições do imóvel, que ficou bastante destruído.
As quedas de árvores ainda afetam o trânsito na cidade. As informações sobre interdições estão sendo apresentadas no Twitter da BHTrans:
— OficialBHTRANS (@OficialBHTRANS) December 7, 201808h14 FLORESTA: Trânsito está lento devido quedas de árvores na região ( Pouso Alegre, Contorno, Marechal Deodoro e Hermílio Alves). Nossa equipe e os Bombeiros estão atuando na região.
De acordo com a Cemig, as equipes foram reforçadas para o trabalho de conserto nesta sexta-feira. As principais ocorrências estão concentradas na região Centro-Sul (especialmente bairros Sion e Santa Efigênia), Venda Nova e Barreiro. Os principais problemas são fios partidos, árvores caídas sobre a rede elétrica e postes quebrados.
De acordo com a Defesa Civil, entre as 18h50 e 22h20 desta quinta-feira, choveu 59 mm na região Oeste e 47,8 mm na região Leste de Belo Horizonte, um volume bastante expressivo. Confira o acumulado de chuva durante o temporal em cada região da capital:
Barreiro - 40,0
Centro Sul - 33,8
Leste - 47,8
Nordeste - 20,2
Noroeste - 38,0
Norte - 8,2
Oeste - 59,0
Pampulha -36,8
Venda Nova - 33,2
Em algumas regiões de Belo Horizonte, já choveu mais de 30% do esperado para todo o mês (358,9 mm) nos primeiros sete dias de dezembro. Confira os acumulados de chuva, por região, até as 7h desta sexta-feira, de acordo com a Defesa Civil:
Barreiro - 106,0 (30%)
Centro Sul - 128,8 (36%)
Leste - 128,2 (36%)
Nordeste - 105,0 (29%)
Noroeste - 121,4 (34%)
Norte - 87,8 (24%)
Oeste - 137,4 (38%)
Pampulha - 117,0 (33%)
Venda Nova - 104,2 (29%)
Leia mais:
Motorista de van morre após queda de árvore durante chuva no bairro Sion; veja o vídeo
Chuva forte e granizo atingem BH e provocam queda de árvores e transtornos; confira os vídeos
Envolvidos em queda de árvore na Nossa Senhora do Carmo relatam momentos de pânico
Recursos da União contra enchentes deixam de fora avenida avenida Vilarinho