Grande BH

Erro no sistema provoca emissão duplicada da guia de IPTU em Contagem

Lucas Sanches
@sanches_07
25/03/2022 às 10:14.
Atualizado em 25/03/2022 às 10:19
 (Divulgação)

(Divulgação)

Moradores de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foram pegos de surpresa com um erro no processamento do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Quem escolheu pagar o imposto em parcela única, com vencimento entre 10 e 15 de março, recebeu uma nova guia de pagamento, com validade para 11 de abril.

Segundo a prefeitura da cidade, trata-se de um erro no sistema, e não um possível ataque hacker, como se supôs anteriormente. "O sistema tributário do município estava programado para conciliar os pagamentos e enviar a 2ª parcela somente para aqueles que optaram pelo pagamento parcelado, e a 1ª e 2ª parcelas para os inadimplentes. Infelizmente foi enviado também àqueles que pagaram à vista", explicou em nota.

O problema já foi resolvido, conforme o município, e assim que detectado, foi informado à população por meio de nota de esclarecimento no site da Receita Municipal. "O Município vem aprimorando suas ferramentas de gestão para evitar que problemas como este ocorram novamente", completou.

Restituição

Contribuintes que fizeram o pagamento da parcela, mesmo tendo quitado o imposto à vista, precisam acessar o mesmo site da Receita e solicitar a restituição do valor. Quem optar pelo pedido de forma presencial pode ir até o prédio da instituição, na avenida João Cesar de Oliveira, 6.620, no bairro Beatriz.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por