Espeleólogo fica ferido após deslocamento de pedra em caverna em Januária, no Norte de Minas

Anderson Rocha
@rocha.anderson_
27/07/2021 às 15:46.
Atualizado em 05/12/2021 às 05:31
 (Divulgação/ Corpo de Bombeiros)

(Divulgação/ Corpo de Bombeiros)

Um espeleólogo (profissional que estuda cavernas) sofreu uma fratura exposta na perna após o desprendimento e a queda de uma placa rochosa, que o prendeu em área de difícil acesso, em uma gruta na Serra do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, em Januária, no Norte de Minas, nessa segunda-feira (26). Após cerca de cinco horas de trabalho, o homem foi resgatado e levado para atendimento médico.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o pesquisador, de 40 anos, estava com colegas em uma das cavernas, no topo de uma inclinação de 570 metros distante da base do morro, quando uma placa do rochedo deslocou-se e atingiu a vítima, por volta das 15h30. A corporação de Januária, baseada no centro da cidade, a cerca de 38 quilômetros, foi acionada para o local.

Com área de difícil acesso, os militares precisaram montar um Sistema de Comando de Operações (SCO), o qual permitiu criar o plano de evacuação da vítima. Em primeiro momento, a guarnição atuou para chegar até a gruta onde estava a vítima. Segundo os militares, ela estava consciente e orientada. No entanto, havia uma fratura exposta na perna direita e cortes na perna esquerda e no queixo.

Os agentes conseguiram acesso ao homem, que teve as fraturas estabilizadas. Em seguida, ele foi retirado em segurança e conduzido pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) até o Hospital Municipal de Januária, onde foi atendido. Ao todo, cinco Bombeiros e 14 espeleólogos voluntários trabalharam no resgate.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por