Espetáculo protagonizado por jovens artistas leva arte e cidadania às periferias de BH
Programação integra música, dança e artes visuais com foco na descentralização da cultura na capital
Uma série de espetáculos voltados para o público infantojuvenil serão realizados pela Estação de Cultura a partir do próximo sábado (30), promovendo a circulação de apresentações de música e dança em regiões periféricas de Belo Horizonte. A iniciativa contempla nove intervenções culturais que unem conscientização, inclusão social e valorização da diversidade.
O Grupo Bloco Show, formado por 60 crianças e adolescentes de 10 a 18 anos, comanda as apresentações, que reverberam as influências do povo negro na cultura popular. O espetáculo se destaca por um repertório que equilibra a música harmônica e percussiva, trazendo à cena a originalidade e criatividade dos jovens artistas, responsáveis também pela criação cenográfica do projeto.
A estreia acontece no sábado (30), das 15h às 17h, na Estrada do Cercadinho, 2049 - Ventosa, com entrada gratuita, classificação livre para todas as idades e acessibilidade em libras.
As apresentações ocorrem em espaços públicos não convencionais, como os centros culturais Vila Santa Rita (Barreiro) e Venda Nova (regional norte), além de cinco comunidades distribuídas por outras regionais da cidade: Acaba Mundo, Vila Nossa Senhora do Rosário, Granja de Freitas, Boa Vista e Alto Vera Cruz.
Outras datas já estão confirmadas: 13/09 na Praça Padre Marcelo (Rua Des. Bráulio, 1012 – Alto Vera Cruz) e 12/10 na Rua Iara, 72 – Vila Nossa Senhora do Rosário. Para conferir o restante da programação, basta clicar no link @blocoshow.
Antes de cada espetáculo, o coordenador Caio Johnny realizará uma palestra sociocultural sobre a importância dos mecanismos públicos de incentivo à cultura como ferramentas de transformação e impulsionadores da economia criativa local.
Leia mais: