RELÍQUIAS MINERAIS

Essa turma não joga pedra, coleciona; BH terá Encontro de Colecionadores de Minerais

Encontro no MM Gerdau tem exposição de acervos, bate-papos e lançamento de livro sobre minerais

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
16/10/2023 às 16:05.
Atualizado em 16/10/2023 às 16:10
Encontro de Colecionadores de Minerais surgiu como forma de fomento ao colecionismo (Lucas D'Ambrosio)

Encontro de Colecionadores de Minerais surgiu como forma de fomento ao colecionismo (Lucas D'Ambrosio)

No próximo sábado (21) Belo Horizonte abriga o 10° Encontro de Colecionadores de Minerais. O evento criado em 2013 pela geóloga Márcia Guimarães, hoje diretora do MM Gerdau, atrai colecionadores, estudiosos do tema e curiosos - adultos e crianças - em conhecer mais sobre as características e propriedades dos elementos presentes de forma maciça no nosso cotidiano.

Exposição de acervos particulares e de instituições, como o Serviço Geológico do Brasil, além de bate-papos e lançamento de livro estão na programação que irá de 10h às 17h, com entrada gratuita.

Localizado na Praça da Liberdade, o Museu MM Gerdau possui a maior coleção de minerais raros do país. Os minerais e rochas são elementos encontrados na natureza e Minas Gerais é um celeiro natural riquíssimo, onde é possível encontrar extensa variedade de exemplares.

Os minerais encontrados em solo mineiro são amplamente utilizados em diversos setores da indústria, construção civil, na produção de fármacos e perfumaria, além de vários outros segmentos. Uma boa parte de tudo que utilizamos no dia a dia ou com que mantemos contato ao longo da vida possui pelo menos um mineral ou rocha na composição, seja em estado sólido ou líquido - caso dos medicamentos e produtos de beleza. 

Estados Unidos, Canadá e Itália são países que registram um grande número de colecionadores de minerais. No Brasil, o país que é detentor de algumas das maiores reservas minerais do mundo, o número vem aumentando. 

“É muito gratificante acompanhar essa troca de saberes e experiências entre todos os colecionadores. O grupo reúne crianças, jovens, adultos e também idosos. Dessa forma, esse conhecimento vai sendo compartilhado entre eles de um jeito muito apaixonante. Acompanhar esta programação é uma grande oportunidade de conhecer mais sobre vasto universo dos minerais, explorando suas cores, texturas, formatos, características, além da história por trás de cada amostra e da paixão do colecionador por aquele exemplar”, diz Márcia Guimarães, idealizadora do encontro e diretora do MM Gerdau.

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por