
Quem perdeu a data para se vacinar contra a Covid-19, segundo o cronograma da Prefeitura de Belo Horizonte, não precisa se preocupar. Isso porque a campanha de imunização contra a doença é constante e não é necessário aguardar que cada grupo seja convocado novamente, em outra data.
A orientação é válida para quem precisa receber qualquer dose da vacina - primeira, segunda, dose de reforço/adicional, ou quarta dose - e para a vacinação infantil.
No entanto, é essencial observar o tempo de intervalo entre uma dose e outra, que pode variar de acordo com o laboratório fabricante da vacina, idade e grupos prioritários.
Na última semana, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) recebeu uma remessa com 196.360 doses contra o coronavírus da Janssen e da AstraZeneca.
Mas, antes de ir aos postos de vacinação, é preciso se lembrar de levar o documento de identidade, cartão de vacinação e observar o intervalo entre as doses. Os endereços dos pontos de imunização e horários de funcionamento podem ser verificados no portal da PBH.
QUARTA DOSE PARA + 60
Esta semana, moradores da capital com idade de 60 a 69 anos já começaram a receber a 4ª dose da vacina contra Covid-19.
Sendo assim, qualquer idoso com idade acima de 60 anos que tenha tomado a terceira dose há pelo menos quatro meses pode se encaminhar para o centro de saúde mais próximo de casa e garantir o reforço da imunização.
DOSE DE REFORÇO PARA + 18
Para quem tem mais de 18 anos e precisa receber a dose de reforço contra a Covid-19 também precisa levar em conta o intervalo de quatro meses após a última dose. Se a pessoa já completou esse prazo, pode procurar um dos pontos de vacinação para tomar o reforço.
As pessoas com mais de 18 anos que receberam como primeira dose o imunizante da Janssen podem tomar o reforço dois meses após a primeira aplicação. Segundo orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde, o esquema vacinal da Janssen é composto pela administração de duas doses, sendo a primeira e o reforço.
Pessoas acamadas devem aguardar o contato das equipes da Secretaria Municipal de Saúde para o agendamento do horário.
VACINAÇÃO INFANTIL
Para as crianças vacinadas com a Pfizer pediátrica, o intervalo entre as aplicações é de 8 semanas.
Para os menores vacinados com a CoronaVac, o intervalo entre as aplicações é de 28 dias.
As crianças acamadas ou com mobilidade reduzida com idade entre 5 e 11 a 5 anos são vacinadas em domicílio. As equipes de saúde da PBH entrarão em contato com as famílias daqueles que têm cadastro nos Centros de Saúde para o agendamento. Caso a criança não tenha cadastro, os pais ou responsáveis deverão entrar em contato com a unidade mais próxima para agendar a imunização.
4ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS
Para que as pessoas com alto grau de imunossupressão possam receber a quarta dose é necessário ter tomado a dose adicional há pelo menos 4 meses.
Os adolescentes (12 a 17 anos) com alto grau de imunossupressão que precisam receber a 4ª dose é necessário ter tomado a dose adicional ou 3ª há pelo menos 2 meses.
Demais grupos devem consultar as orientações da PBH neste link.