Apesar da promessa de greve, o metrô de Belo Horizonte funciona na manhã desta terça-feira (28). Cartazes foram deixados nas estações para alertar a população sobre a paralisação. No entanto, passageiros acessam normalmente as plataformas.
O Hoje em Dia esteve na estação São Gabriel, na região Nordeste da capital. Lá, bilheteria e trens operam normalmente.
A greve estava prevista para ser iniciada hoje, uma semana após o fim da última paralisação, que durou 34 dias. Os trabalhadores protestam contra a privatização do serviço.
Os trabalhadores da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU-BH) afirmam que tomaram a decisão por entenderem que são empregados públicos concursados e não podem ser transferidos para uma empresa privada. Eles alegam ainda falta de diálogo e de garantias sobre a manutenção dos empregos.
Diante do anúncio de mais uma greve, o grupo Comporte, novo administrador do metrô de Belo Horizonte após a privatização, prometeu adotar medidas contra a paralisação. A empresa informou que pretendia garantir o transporte diário dos 100 mil passageiros que utilizam o sistema. No entanto, não detalhou quais ações serão tomadas.
Leia mais: