prevenção

Estação Central do metrô recebe ação para conscientizar usuários sobre cuidados com a saúde mental

Pedro Faria
pfaria@hojeemdia.com.br
Publicado em 24/01/2023 às 14:25.Atualizado em 24/01/2023 às 14:32.
 (Lucas Prates/Hoje em Dia)
(Lucas Prates/Hoje em Dia)

A Estação Central do Metrô de Belo Horizonte recebeu, na manhã desta terça-feira (24), uma ação para conscientizar os usuários sobre a importância acerca dos cuidados com a saúde mental. O movimento, realizado pelo Grupo Help com a Companhia de Trens Urbanos de Minas Gerais (CBTU-MG), faz parte do “Janeiro Branco”, uma campanha brasileira iniciada em 2014 que busca chamar a atenção para o tema da saúde mental na vida das pessoas. 

Quem passou pelo terminal aprovou a atividade. O jornalista Lucas Wilker, de 24 anos, destacou a importância dos avisos em meio a rotina movimentada das pessoas. “É importante, mas agora ainda mais, porque discutimos muito sobre isso, principalmente na internet. Temos visto as coisas acontecerem de uma forma midiática. Isso passa uma mensagem de que as pessoas precisarem de ajuda elas tem alguem que possam contar”, disse.

A ação conta com várias atividades para “difundir a importância da inteligência emocional” e do desenvolvimento social das pessoas. No local, foi colocado um quiosque onde os usuários do metrô podem desabafar. Além disso, houve ainda distribuição de cartas com mensagens positivas.

Eduardo Rodrigues, responsável pelo projeto em Minas, explicou como funciona. “O projeto é composto por voluntários que um dia tiveram problemas mentais e emocionais. Conheceram o projeto e superaram e hoje ajudam jovens e outras pessoas a fazer o mesmo. Sabemos que uma palavra pode levar as pessoas a tirarem sua vida, mas também pode trazer vida a essa pessoa e é com esse intuito que realizamos ações de forma voluntária e gratuita”, explicou. 

“É um trabalho de prevenção já que a saúde mental tem atingido várias pessoas. Muitos viraram o ano sem expectativa e começaram de uma maneira que tem sido difícil para muitos. Queremos que entendam que as pessoas têm a condição de dar a volta por cima em seus problemas”, completou Eduardo.

Prevenção ao suícidio

O projeto Help funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, no telefone (11) 4200-0043. 

O Centro de Valorização de Vida (CVV) também realiza apoio emocional e de prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, no 188, email e chat 24 horas todos os dias.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por