
Motoristas que precisam estacionar na região hospitalar de Belo Horizonte devem voltar a ativar os créditos do rotativo digital a partir desta segunda-feira (14). O pagamento estava suspenso desde o início da pandemia, em março de 2020.
Na época, a PBH chegou a informar que o objetivo da medida era facilitar o acesso dos profissionais de saúde às vagas de estacionamento.
A partir de hoje, no entanto, a BHTrans considera a volta gradativa do funcionamento da cidade à normalidade para o retorno da cobrança. “Em função das melhorias das condições de saúde pública verificadas nos últimos meses, considerando ainda os estudos técnicos realizados e os indicadores de utilização dos estacionamentos rotativos na capital”, disse em portaria publicada no Diário Oficial do Município (DOM) do último dia 4. O crédito pode ser comprado por meio do aplicativo e custa R$ 4,40.
Apesar de a retomada ser bem vista por alguns usuários, o preço cobrado pelo estacionamento rotativo ainda é motivo de crítica para quem frequenta a região com frequência. O administrador Arnaldo Bossi, de 65 anos, conta que sempre viaja para outras capitais brasileiras e percebe o valor bem abaixo do que se cobra em BH.
"Esse preço realmente é muito mais caro, tem lugares que cobram metade disso. Mesmo assim, acho que é importante voltar a ter o rotativo, justamente para que vários motoristas possam usar o espaço durante o dia aqui na região", conta.
A área hospitalar, que conta com 2.732 vagas físicas em 102 quarteirões, abrange a avenida dos Andradas com Alameda Ezequiel Dias, seguindo as avenidas dos Andradas, do Contorno, Carandaí, Brasil, Afonso Pena, rua Pernambuco e Alameda Ezequiel Dias até a avenida dos Andradas.
*Com Lucas Prates