Estado amplia prazo para prefeituras mineiras aderirem ao sistema de agendamento de vacinação

Anderson Rocha
@rocha.anderson_
20/05/2021 às 18:02.
Atualizado em 05/12/2021 às 04:59
 (Marcello Casal Jr/Agência Brasi)

(Marcello Casal Jr/Agência Brasi)

O prazo para as prefeituras mineiras aderirem ao aplicativo Saúde Digital MG foi prorrogado pelo governo do Estado. A plataforma disponibilizará aos moradores o serviço de agendamento de vacinação contra a Covid-19 a partir de 1º de junho.

Agora, as gestões poderão procurar uma das 28 Unidades Regionais de Saúde (URSs) até a próxima terça-feira (25).

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) não informou se o adiamento foi provocado pela baixa procura das prefeituras nem quantas cidades ainda precisam adotar o sistema. A pasta disse apenas que "o cadastro foi prorrogado para permitir que mais municípios realizem a adesão, considerando que outros prazos de adesão também estão correndo ao mesmo tempo".

O governo de Minas também explicou que, para o uso da plataforma, o município precisa apenas de um computador ou notebook com conexão à internet, e o cidadão precisa de um celular com acesso às lojas de Android ou iOS. Baixe o app aqui.Divulgação/ SES-MG

Veja como baixar

Saúde Digital MG

Lançado em 2020, o Saúde Digital MG é gratuito e permitirá. A medida, segundo a SES, busca evitar aglomerações nos pontos de vacinação e otimizar a logística, aumentando a previsibilidade de doses utilizadas por dia.

Entre as funções do sistema, os profissionais de saúde e os cidadãos farão o cadastro de forma intuitiva e, a partir daí, saberão qual é a data da segunda aplicação, se estão aptos a receber o imunizante e qual é a vacina correta a ser aplicada. Estarão disponíveis, também, locais e horários, o que evita problemas e garante que o morador saiba exatamente quando é a sua vez.

"Caso a pessoa que não seja do grupo prioritário tente agendar, ela não vai conseguir. Irá aparecer uma mensagem informando que ela ainda não está no momento de realizar o agendamento. Estamos também trabalhando com vários níveis de segurança pedindo aos municípios que façam a conferência dos documentos originais de forma a reduzir ao máximo qualquer tipo de fraude", explicou o assessor-chefe da Assessoria de Parcerias em Saúde, Gian Gabriel Guglielmelli.

Por fim, a SES-MG informou que, no caso do cidadão elegível para ser vacinado que não tenha acesso à internet e celular, "o cadastro e o agendamento podem ser realizados por familiares".

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por