Minas Gerais ganhou uma nova unidade de conservação. O Governo de Minas transformou em Monumento Natural a Gruta Lapa Nova de Vazante, localizada na região Noroeste do Estado. O decreto que institui o espaço foi publicado no Diário Oficial na edição desta terça-feira (1º).
A medida amplia a proteção da área, que abriga a sexta maior caverna em extensão de Minas. Segundo o Estado, a área do Monumento Natural é de 79,0471 hectares e engloba, além da Gruta Lapa Nova, duas outras cavidades, a Lapa Nova 2 e Lapa da Gameleira.
A área já era protegida desde 1990, quando foi transformada em Área de Proteção Especial (APE). "Porém, as APEs não existem no Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) e o IEF vem adequando sua condição à legislação federal, ampliando a sua proteção", explica o diretor de Áreas Protegidas do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Henri Dubois Collet.
Natureza
A Gruta Lapa Nova de Vazante está inserida nos biomas Mata Atlântica e Cerrado e abriga espécimes da fauna e da flora ameaçados de extinção. Entre as árvores encontradas no local estão a Aroeira do Sertão e o Gonçalo-Alves. O Lobo-Guará, o Tamanduá Bandeira e a Arara Canindé são alguns dos animais já observados.