'Estamos Juntos': PBH cria programa para capacitar e empregar morador de rua de BH

Da Redação
09/01/2019 às 09:20.
Atualizado em 05/09/2021 às 15:56
 (Frederico Haikal/Arquivo Hoje em Dia)

(Frederico Haikal/Arquivo Hoje em Dia)

Das ruas de Belo Horizonte para o mercado de trabalho formal. É esse o destino que a prefeitura quer oferecer para os homens e mulheres que não têm onde morar e habitam as vias públicas da capital mineira. Para isso, o prefeito Alexandre Kalil (PHS) sancionou a lei 11.149, que cria o Programa "Estamos Juntos". 

Além das vagas de emprego, a Prefeitura de BH informou que irá capacitar os moradores de rua para que eles consigam se manter do trabalho. Com o projeto, o executivo municipal pretende "oportunizar para essa população uma saída digna das ruas".

No "Estamos Juntos", os moradores de rua terão qualificação profissional; inclusão no mercado de trabalho formal e estímulo ao empreendedorismo e à economia solidária. O programa será coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, por meio da Subsecretaria de Trabalho e Emprego, que fará a ponte com as empresas. Outras secretarias da prefeitura, como a de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, também farão parte do projeto.

Inclusão

A perda do emprego e da moradia são alguns dos fatores que motivam a vida nas ruas e, para a secretária municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, Maíra Colares, a inserção dessa população no mercado de trabalho pode mudar o destino desses moradores.

"Para criarmos oportunidades de saída das ruas, precisamos de esforços conjuntos, por meio do compartilhamento de responsabilidades entre poder público e sociedade. Nesse sentido, geração de trabalho e renda é fundamental", ressalta.

Conforme o subsecretário municipal de Trabalho e Emprego, Bruno Miranda, a PBH já fez um levantamento para saber a idade produtiva dos moradores de rua e, assim, identificar em quais áreas e habilidades eles estão capacitados. Ele explicou que o executivo já está em contato com as empresas para dar andamento ao programa

"Estamos realizando encontros com setores da economia, com o objetivo de sensibilizar os empresários, para que possam unir esforços com a prefeitura, no sentido de oportunizar o espaço para que as pessoas com trajetória de vida nas ruas possam se inserir no mercado de trabalho. Esse é o momento de aproximar o setor produtivo da cidade, para construir e dar oportunidade para que essas pessoas possam se reintegrar à cidadania", finaliza Bruno.

Estamos juntos

Somente moradores de ruas de BH podem inscrever-se no programa "Estamos Juntos". Além disso, o candidato não pode ter vínculo formal de trabalho e tem que estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

Os interessados devem procurar a Central de Captação de Vagas (Sine), onde as vagas serão oferecidas. É lá que as empresas vão receber os participantes para entrevista e seleção. O trabalho prévio com os candidatos será realizado pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por