Contra a Tuberculose

Estoque da vacina BCG em BH está 71% menor e situação só deve mudar em novembro

Raquel Gontijo
raquel.maria@hojeemdia.com.br
01/06/2022 às 17:27.
Atualizado em 01/06/2022 às 17:38

Belo Horizonte está recebendo uma quantidade 71,4% menor de doses da vacina BCG (contra tuberculose). Em abril, o Ministério da Saúde encaminhou um ofício às secretarias de estado de Saúde informando dificuldades na aquisição do imunizante, o que impactou na disponibilidade em todo o país. A previsão do ministério é que a redução dure até novembro.

Em BH, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) afirmou que o município recebia, mensalmente, cerca de 21 mil doses da BCG. Com a redução, a capital receberá, até novembro, cerca de seis mil doses por mês.

Apesar disso, a Secretaria afirma há estoque suficiente para manter a vacinação regular durante o mês de junho em BH. São aplicadas cerca de duas mil doses de BCG a cada mês na cidade.

Ainda de acordo com a SMS, para otimizar o estoque e evitar o desperdício de doses, a partir desta quarta-feira (1º), a vacina será ofertada apenas em 11 unidades de saúde da capital.Os endereços pdoem ser conferidos no final da matéria.

Já a Secretaria de Estado de Saúde (SES) informa que ainda não foi constatada falta da vacina BCG em Minas.

Vacina contra a tuberculose
De acordo com informações do Ministério da Saúde, a BCG protege contra tuberculose, doença contagiosa provocada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis. A condição não afeta apenas os pulmões mas também ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

Os sintomas da tuberculose são tosse, às vezes com expectoração e sangue, falta de ar, dores no peito, fraqueza, perda de peso, febre e suores, principalmente no final do dia.

O ministério explica que a transmissão é feita de uma pessoa para outra por meio de gotículas de saliva. Infectados podem não apresentar sintomas e, ainda assim, transmitirem a bactéria.

Pessoas com o sistema imunológico comprometido têm mais chance de desenvolver a doença, em especial, a forma grave e generalizada.

Para prevenir a tuberculose é necessário vacinar todas as crianças, do nascimento aos 4 anos. O imunizante, em dose única, é oferecido, gratuitamente, nas Unidades Básicas de Saúde. Veja a lista:

(Divulgação / PBH)

(Divulgação / PBH)

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por