
As estratégias adotadas na campanha de vacinação contra a Covid-19 também serão utilizadas para reforçar a imunização de outras doenças que constam no calendário infantil em Minas Gerais, conforme informou o Grupo de Análise e Monitoramento da Vacinação (Gamov) da Secretaria Estadual de Saúde (SES) na quarta-feira (26).
Inicialmente o foco serão ações para aumentar a cobertura vacinal de BCG, poliomielite e meningogócica C, todas com administração abaixo de 65% em crianças com menos de 1 ano de idade. A meta é atingir 95% como preconiza o Ministério da Saúde.
Segundo a coordenador do Gamov, Janaína Fonseca, o grupo foi estruturado para facilitar a aproximação do nível central e regional junto aos gestores e profissionais de saúde dos municípios, entendendo suas dificuldades e apoiando no que for necessário.
“Minas Gerais possui 853 municípios com especificidades territoriais distintas, o que demanda um empenho maior para realizar com êxito as campanhas de vacinação no estado”, afirma Janaína.
Inicialmente o trabalho deve envolver oito unidade regionais de saúde que apresentam tendências decrescentes nas coberturas vacinais de crianças, sendo Governador Valadares, Alfenas, Barbacena, São João del-Rei, Passos, Ituiutaba, Coronel Fabriciano e Leopoldina.