Estressado com o trânsito na Cristiano Machado? Veja desvios para tentar fugir do trecho em obras
Intervenções interditam trechos e alteram circulação de veículos; confira rotas alternativas

Menos de uma semana foi suficiente para mostrar que o trânsito na avenida Cristiano Machado, na altura da Catedral Cristo Rei, na região Norte, piorou - seja qual for a hora do dia - devido às obras de construção de uma trincheira. Motoristas que passam pelo trecho estão na bronca com os transtornos causados.
A lentidão é maior no sentido Centro, entre as avenidas Vilarinho e Pedro I. Com a interdição parcial e o fechamento de retornos próximos ao Shopping Estação, o tráfego passou a operar com número reduzido de faixas.
Apesar da presença de agentes da BHTrans, a retenção tem sido constante. Na tentativa de aliviar os impactos, a prefeitura orienta os condutores que vêm de Confins a utilizarem duas rotas alternativas:
- Opção 1: MG-010, Avenida Pedro I, Rua Padre Pedro Pinto, Rua Dr. Álvaro Camargos, Avenida Vilarinho, Cristiano Machado.
- Opção 2: MG-010, Avenida Pedro I, Rua Bernardo Ferreira da Cruz, Avenida Vilarinho, Cristiano Machado.
Também é recomendado o uso de aplicativos de trânsito, como Waze e Google Maps, para acompanhar em tempo real os pontos mais críticos e escolher o caminho mais rápido.
Transporte coletivo
Quatro linhas municipais terão seus trajetos alterados:
- Linha 66 (Estação Vilarinho/Centro/Hospitais): deixa de atender os pontos 11.010, 11.338 (Rua das Gaivotas) e 11.586 (McDonald’s). Passageiros devem usar os pontos nº 10.732 (Apoio Mineiro) ou a Estação Vilarinho.
- Linha 6030 (Cidade Administrativa/Savassi): passará pela MG-10, Avenida Pedro I e Rua Bernardo Ferreira da Cruz, com parada no Shopping Estação.
- Linha 702 (Estação Vilarinho/Xodó Marize): terá novos pontos de embarque e desembarque na Pedro I (Hospital Risoleta Neves), Rua Maria Martins (nº 86) e Rua dos Toureiros (nº 98).
- Linha S60 (Etelvina Carneiro/Jardim Leblon): itinerário passa a contar com pontos na Rua Maria Martins (nº 86) e Rua dos Toureiros (nº 98).
Além disso, pontos de ônibus foram remanejados na Cristiano Machado, Vilarinho e em vias adjacentes.
A obra vai levar três anos para ficar pronta. A intervenção prevê uma trincheira de 780 metros, boulevard em frente à Catedral Cristo Rei e melhorias no viaduto da Vilarinho, além de ajustes viários em todo o Vetor Norte.
*Estagiária, sob supervisão de Renato Fonseca
Leia mais: