Trânsito

Exame toxicológico será obrigatório a cada três anos para taxistas de BH

Outra obrigatoriedade é de um seguro de acidentes pessoais e de passageiros

Camilla Kind *
@camillakind
15/12/2023 às 18:18.
Atualizado em 15/12/2023 às 19:14
 (Divulgação)

(Divulgação)

Taxistas de Belo Horizonte terão que realizar exame toxicológico para exercer a profissão. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (15), no Diário Oficial do Município (DOM). Outra obrigatoriedade é de um seguro de acidentes pessoais e de passageiros.  O valor será até 10 mil vezes o preço da bandeirada, atualmente em R$ 4,70.
 
Segundo o texto do DOM, o exame deverá ser renovado a cada 3 anos e passa a ser exigido para as vistorias programadas, após 90 dias da publicação do regulamento.

Segundo a Superintendência de Mobilidade de BH (Sumob), as alterações foram baseadas em estudos técnicos e jurídicos, além de ter contado com a colaboração de representantes dos taxistas. O objetivo é aprimorar as condições de segurança, conforto e organização do serviço.

Ainda conforme o órgão, a partir de agora, os taxistas passarão a ter autorização para realizar o serviço, e não mais permissão, como ocorreu nos processos anteriores. 
 
"Foram realizadas diversas reuniões, possibilitando a inclusão de melhorias que irão desburocratizar a relação dos taxistas com o poder público e modernizar a frota de táxi. Isso permitirá a inclusão de veículos de padrão superior, inclusive elétricos", enfatiza Gabriela Pereira, diretora de Planejamento e Controle da Mobilidade da Sumob.

O Hoje em Dia entrou em contato com o Sindicato dos Taxistas de Minas Gerais (Sincavir), mas não houve retorno até a publicação desta reportagem.

* Estagiária sob supervisão de Renato Fonseca

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por