No feriado

Exposição de carros raros e clássicos estreia ‘Semana do Antigomobilismo’ em BH, sancionada por lei

Raquel Gontijo
raquel.maria@hojeemdia.com.br
15/08/2023 às 13:50.
Atualizado em 15/08/2023 às 15:33

Uma exposição de carros antigos e raros marcou a estreia da “Semana Municipal do Antigomobilismo” em Belo Horizonte, nesta terça-feira (15). A data comemorativa foi sancionada pelo prefeito Fuad Noman (PSD), publicada no Diário Oficial do Município na última quinta (10) e será comemorada todo dia 15 de agosto na capital.

Os amantes de carros clássicos podem se juntar ao encontro que acontece na Igreja Boa Viagem, no bairro Funcionários, região Centro-Sul de BH, a partir das 13h. 

Segundo Rodolfo Malard, um dos organizadores do evento, às 16h30, um grupo de carros conversíveis vai acompanhar a procissão de Nossa Senhora da Boa Viagem, na avenida Afonso Pena. A expectativa é que a imagem da padroeira chegue à basílica às 18h; o encontro vai até as 21h.

Ainda de acordo com Malard, a exposição de carros antigos marca também o lançamento oficial do BH Classic Autofest, a primeira exposição nacional de veículos antigos de BH, que vai acontecer no próximo ano, no Parque Municipal.

(Fernando Michel / Hoje em Dia)

(Fernando Michel / Hoje em Dia)

Antigomonilismo 

O antigomobilismo é um termo criado para designar a restauração e manutenção de veículos antigos e descreve uma preocupação em salvar raridades.

Segundo o autor do projeto que deu origem à lei, Bruno Miranda, o objetivo da “Semana Municipal de Antigomobilismo” é divulgar para a sociedade o trabalho realizado por uma geração que preserva o estilo dos carros antigos, resgatando a história do carro de época; suas cores, a originalidade e os passeios, sobretudo, com o fim de “manter viva sua história, a memória e cultura de um povo." 

O parlamentar justifica que a atividade estimula o comércio e a prestação de serviços fomentando uma cadeia de empregos nas áreas de mecânica, funilaria, pintura, estofamentos, vidraçaria, borracharia, impermeabilização, tapeçaria, entre outras.
Nos dias de hoje, o antigomobilismo representa um dos grandes movimentos da sociedade civil de preservação cultural.

(Fernando Michel / Hoje em Dia)

(Fernando Michel / Hoje em Dia)

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por