
Já está em cartaz e vai até o dia 6 de janeiro a exposição Uma Noite Sagrada - Presépios de Minas Gerais, no Palácio da Liberdade.
A mostra é gratuita e exibe 40 presépios confeccionados com diferentes materiais, como ferro e cabaça, por artesãos de cidades do Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha.
Criados exclusivamente para a exposição, cada presépio expressa o simbolismo da fé católica, com suas próprias características, refletindo personagens presentes no cotidiano de cada artista: o pescador, o violeiro, o lavrador, o barqueiro, os bichos, dentre outros.
Algumas obras também possuem diferentes técnicas tradicionais, como o bordado e o crochê. Após o período expositivo, todas as peças estarão disponíveis para venda no Centro de Artesanato Mineiro (Ceart), no Palácio das Artes.
Para Douglas Cabido, Subsecretário de Desenvolvimento Regional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, “nossos artesãos mesclam a cultura de tradição com oportunidade de negócios, uma vez que toda exposição estará disponível para comercialização.”
Sérgio Rodrigo Reis, Presidente da Fundação Clóvis Salgado, parceira do evento, afirma que a exposição reforça a importância de ocupação do espaço para além de uma contemplação exclusivamente arquitetônica.
“O espaço do Palácio da Liberdade é de todos os mineiros, e deve abrigar as mais variadas formas de expressão artística. A mostra de presépios traz ao espaço a riqueza do Vale do Jequitinhonha e Norte de Minas Gerais, regiões com expressiva produção artística, ocupando cada vez mais espaços de destaque”, celebra.
Serviço
Uma Noite Sagrada - Presépios de Minas Gerais
Data: até 6/1
Valor: Gratuito
Dias e horários: segunda a segunda, das 10h às 16h
Informações: (31) 3236-7400