Fábrica de asfalto sustentável será construída em Minas; investimento é de R$ 100 milhões
Produto utiliza 95% de agregados reciclados, resultando em uma emissão de carbono cerca de 40% menor do que as alternativas de materiais naturais

Minas Gerais será sede da construção de uma unidade da SteelPhalt, indústria especializada na produção de um tipo de asfalto sustentável. O investimento será de R$ 100 milhões, com a geração de cerca de 20 empregos diretos.
A informação foi divulgada pelo Governo de Minas durante uma comitiva que está em viagem aos Estados Unidos em busca de investimentos. Em visita às instalações da multinacional especializada em soluções ambientais, Harsco Environmental, na Filadélfia (Pensilvânia), a empresa anunciou o investimento.
A nova planta deverá ser construída no Vale do Aço, com implantação prevista para julho de 2026 e início das operações em dezembro de 2027.
O projeto prevê a produção de 100 mil toneladas de SteelPhalt por ano, com expectativa de gerar 20 empregos diretos. O produto utiliza 95% de agregados reciclados, resultando em uma emissão de carbono cerca de 40% menor do que as alternativas com materiais naturais.
“Este acordo assinado hoje para a produção do asfalto verde em nosso estado, a partir dos resíduos da siderurgia, é mais um passo em direção a uma Minas cada vez mais verde", enfatizou o vice-governador Mateus Simões.
Além do projeto, a Harsco Environmental mantém uma estreita parceria com o Governo do Estado e conta com quatro fábricas: em Ipatinga, Timóteo, Ouro Branco e Jeceaba, na Região Central.