Antiga Olaria

Famosa chaminé do Barreiro, conhecida como 'Torre de Pisa', terá obras de estabilização

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 02/07/2023 às 09:53.
 (Google Street View / Reprodução)

(Google Street View / Reprodução)

A Chaminé Olaria Jatobá, torre da antiga fábrica de tijolos no bairro Tirol, na região do Barreiro, em BH, deve receber obras para evitar que desmorone. Segundo a Prefeitura da capital, também será instalado um pára-raios. A licitação para realização das intervenções será realizada na próxima quarta-feira (5).

Localizada no terreno próximo à avenida Senador Levindo Coelho, a chaminé fazia parte da olaria que existia na antiga Fazenda do Pilão. Ela é considerada um bem cultural com processo de tombamento aberto pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município.

De acordo com a PBH, a estrutura está com uma perigosa inclinação (por isso é conhecida como “Torre de Pisa do Barreiro”) e tem risco de queda. Para evitar esse incidente, uma licitação foi aberta para elaboração de projeto e intervenções imediatas na chaminé. As propostas devem ser enviadas até 10h da próxima quarta-feira (5). As obras e serviços licitados serão supervisionados pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap).

Para a estabilização da chaminé deve ser feito o escoramento com perfis metálicos, o que incluirá obras de demolição, fundação, instalação para SPDA, pintura das peças metálicas e urbanização. O valor estimado das intervenções é de R$ 816.010,46, a ser custeado pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura. O prazo da obra é de 90 (noventa) dias corridos, contados a partir da emissão da ordem de serviço.

História da torre
Um dos ícones da paisagem urbana da região do Barreiro, a grande chaminé de tijolinhos pertencia à antiga olaria da Fazenda do Pião, de propriedade dos colonos italianos da família Gatti. Ela é a única estrutura que restou da fábrica, que incluía ainda pedreira, barracões e oficinas. Os italianos adquiriram os terrenos do proprietário original, o coronel Damaso da Costa Pacheco.

A olaria dos “Irmãos Gatti” durou décadas e empregou muitos moradores da região, tornando-se referência em BH, no início do século XX, inspirando o nome do bairro Olaria.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por