Logotipo Rádio HED

Redação: (31) 3253-2226

Comercial: (31) 3253-2210

Redação: (31) 3253-2226 - Comercial: (31) 3253-2210

Fazenda do Mato, construída há mais de 200 anos em Três Pontas, será restaurada

Hoje em Dia*
Publicado em 08/05/2015 às 12:01.Atualizado em 16/11/2021 às 23:57.

Uma das edificações mais antigas de Três Pontas, município do Sul de Minas, vai ser restauradA após um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a cidade, a proprietária do imóvel e o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de Três Pontas.

Embora os proprietários, ao utilizarem o local, realizem medidas de conservação preventiva e manutenção permanente no bem, o MPMG entendeu que estas ações não são suficientes para preservar a edificação como um todo, existindo problemas pontuais que precisam ser corrigidos.

As obras prevêem a recuperação dos forros, substituição das vidraças quebradas, pintura das janelas, reparo das trincas e do barrote do porão. O acordo estabelece um prazo de 90 para a execução do projeto de restauração, e também 180 dias para contratação de projeto arquitetônico complementar para restauração total da pintura da edificação.

A proposta deve ser encaminhada para análise e aprovação do Conselho Deliberativo do Patrimônio Histórico e Cultural de Três Pontas. A execução integral do projeto deverá ocorrer no prazo de nove meses após a aprovação.

fazenda do mato

Parte da área interna da casa da Fazenda. Foto: Divulgação

A Fazenda do Mato foi construída em meados de 1800 com estilo arquitetônico colonial. O imóvel foi inventariado pelo município em 2002 e seu tombamento municipal ocorreu em 2004, por meio do Decreto n.º 3.386.

De acordo com informações do MPMG, a Fazenda sofre com o processo de degradação, sendo necessárias as medidas de intervenção, já que a proprietária da casa assumiu a obrigação de não demolir e não mutilar o imóvel; não reparar, pintar ou restaurar o bem sem prévia autorização do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural.

O Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural vai comprometeu fiscalizar o cumprimento do ajuste, comunicando ao MPMG qualquer irregularidade constatada.

*Com MPMG

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por